A reinvenção de The Alchemist

thealchemist
Quando era apenas um adolescente, Alchemist juntou forças com a estrela do atual remake da série Hawaii 5-0, Scott Caan, e formou o The Whooliganz. O grupo era apadrinhado pelos caras do Cypress Hill, e conseguiram contrato com a Tommy Boy Records para um disco. O single Put Your Handz Up fez um certo sucesso, mas o disco foi deixado de lado pela Tommy Boy. Eles ainda entraram para o Soul Assassins. Scott partiu para a atuação, e Alchemist continuou no Rap. Com a ajuda de DJ Muggs, começou a produzir, e se tornou em um dos maiores produtores do Rap.

Alchemist era amigo de Evidence, do Dilated Peoples. O grupo emergiu no underground de LA sobre as batidas de Alchemist. As batidas dele por boa parte do início da sua carreira, foram associadas ao grupo de LA. Al produzia constantemente para o Mobb Deep também, e é assim até hoje. Alchemist foi de um “simples” rapaz de L.A. para um dos mais emergentes produtores do início da última década. Em meados de 2001, ele ainda viraria DJ oficial de Eminem, e acompanharia o rapper de Detroit em vários dos seus mega shows pelos EUA.

Em 2004, Alan soltou o 1st Infantry. Seu primeiro álbum de estúdio, e nele provou que também pode rimar. O disco é ótimo, Hold U Down é a música mais famosa desse projeto, e é simplesmente um clássico. A produção é minimalista, e as colaborações de grande nível. Chemical Warfare veio cinco anos depois, em 2009, na mesma qualidade Alchemist trouxe estrelas como Kool G Rap, Eminem, Prodigy, KRS-One, Evidence, Talib Kweli e até Kid Cudi. Um dos melhores discos daquele ano. “Smile” e “Therapy” são duas das melhores faixas. Destaque também para Chemical Warfare em que Eminem rima, foi de lá que o slogan do blog saiu. Obrigado, Eminem! Com vários projetos paralelos, Alchemist só voltaria a trabalhar em um disco próprio somente este ano, o Russian Roulette. Disco com uma proposta interessantíssima: apenas samples de músicas russas. O próprio Alc classificou o projeto como um ‘não álbum’. O porquê? É simples, Alc elevou a sua produção a um nível que ninguém imaginaria há anos atrás. O produtor que parecia ser somente um personagem secundário na cena de produtores, finalmente fez seu nome como merece, como um grande produtor, e soltou um disco experimental fantástico.

E não é somente Russian Roulette que mostra isso, No Idols com Domo Genesis mostra um Alc se adaptando ao rap atual e mostrando o que é necessário, no caso, inovar. Ele não deixou seus boom baps de lado, é claro, somente abriu-se para experiências que deram certo. Antes era possível reconhecer uma batida de Alchemist, pois o estilo basicamente mostrava que era ele. O tipo de sample, de claps e bass no instrumental, além da sua tag, davam muito a ver que aquilo era de Alc. Mas hoje já é bem difícil reconhecer o trabalho do produtor. Ele prospectou sua música para novos públicos, e conseguiu ser bem aceito.

Alchemist é um dos melhores produtores que já apareceram na terra. Seu trabalho continua melhorando e melhorando, se continuar assim, podemos esperar muitas melhores coisas no futuro. Projetos para ouvirmos a evolução de ‘Chemist não faltam. Abaixo uma pequena discografia do produtor, para quem quiser ficar por dentro do trabalho dele.

Alan tem uma grande quantidade de discos instrumentais em sua discografia, abaixo, alguns deles. Destaque para Rapper’s Best Friend 1 e 2.

Gangster Theme Music (2000)
Action/Drama (2001)
The Ultimate Music Machine (2002)
Lab Tested, Street Approved (2004)
1st Infantry: The Instrumentals (2005)
Rapper’s Best Friend (2007)
Rapper’s Best Friend 2 (2012)
Covert Coup (Instrumentals) (2012)

EPs e mixtapes de Alchemist são poucos famosos, mas mesmo assim, ótimos.
The Alchemist’s Cookbook (2008)
“Yacht Rock” (9Five Eyewear Deluxe) (2012)

The Cutting Room Floor (2003)
Insomnia (2003)
No Days Off (2006)
The Chemistry Files (2006)
The Cutting Room Floor 2 (2008)

Alc tem um projeto paralelo com o rapper Oh No, chamado Gangrene.
Sawblade EP (2010)
Gutter Water (2010)
Greneberg (with Roc Marciano) (2011)
Vodka & Ayahuasca (2012)
Odditorium EP (2012)

The Alchemist & Fashawn – The Antidote
The Alchemist & Curren$y – Covert Coup
The Alchemist & Domo Genesis – No Idols
The Alchemist & Action Bronson – Rare Chandeliers

Veja Alc em ação.

Alc e P no lab.

É isso pessoal. Recomendo que vocês procurem muito mais do cara, porque vale a pena!

Facebook Comments

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011, Joe é fã incondicional de Nas, futebol, cinema e séries de TV. Se apaixonou pelo hip-hop graças aos filmes sobre a cultura e escreve há 7 anos sobre o assunto na internet. Já passou pelo Rapevolusom e foi um dos moderadores do Genius Brasil.