Notícias

Ch-ch-chopped & Screwed

By 14 de abril de 2012 No Comments

*Leia este post em câmera lenta, beeeem deevaagaaaarrrr*

Não, brincadeira. Mas sobre o que nós vamos falar hoje tem a ver com isso: o movimento chopped & screwed.

Muita gente já deve ter ouvido ou lido esse termo, mas na real não sabe do que se trata.

Bom, esse estilo ou movimento surgiu no começo dos anos 90 em Houston (TX), com o famoso DJ Screw (R.I.P.). Houston é a terra do lean (ou sizzurp, ou purple drank, ou qualquer outro nome que se refira a beber xarope pra tosse com codeína junto com normalmente Sprite pra ficar chapado), e o lean tem essa característica de deixar o mundo a sua volta meio em câmera lenta, e o C&S é a representação sonora disso. Deu pra entender, né?

A definição da Wikipedia pra sonoridade do C&S é: reduzindo o tempo das batidas pra uma casa entre 60 – 70 bpm, colocando scratches, e pulando algumas batidas (daí o chopped). Hoje em dia, um recurso muito utilizado é o flanger.

DJ Screw

Screw ganhou conhecimento com as suas tapes, que ele produzia sozinho e vendia ou na sua casa, ou em casas de shows. Porém, o que o tornou famoso e uma lenda (para muitos) no mundo do hip-hop, são as suas versões (versões chopped & screwed) de músicas de outros artistas, como Dr. Dre e UGK.

Se liga na Still D.R.E. trabalhada pelo Screw:

Muitos artistas que fazem sucesso atualmente foram muito influenciados pelo trabalho de Screw, dentre os quais podemos destacar Drake e ASAP Rocky. Na música do Drake, podemos achar uma referência mais que clara na November 18th. Ele mesmo fala na música que a dedica pro Screw. Já no trabalho do Rocky, pode-se ver essa influência em praticamente todas as músicas da sua mixtape LiveLoveA$AP. Aquelas vozes “grossas e lentas” nas músicas? Vêm do chopped & screwed.

Infelizmente, Screw deixou o mundo do hip-hop (e o mundo em si, claro) muito cedo, em 2000. Porém seu legado vive até os dias de hoje, e muito provavelmente ele sempre será lembrado.

Nos dias atuais, ainda há produtores trabalhando com esse estilo de música, e com um sucesso e reconhecimento grande. Indiscutivelmente, o maior nome do C&S hoje em dia é o OG Ron C. Ele faz versões de praticamente todos os lançamentos feitos (ele chama seu trabalho de chopped not slopped, pois o “screwed” é exclusivo do Screw). OG Ron C tem a sua versão de trabalhos de artistas como Lil Wayne, Rick Ross e The Weeknd, dentre vários outros.

Porém, um rookie vem chegando e (na minha opinião) faz um trabalho bem mais limpo aos ouvidos do que o Ron C. O nome dele é Slim K, e seu trabalho está todo disponível no Youtube (assim como o de Screw e de Ron C).

Muitos podem dizer que se trata somente de deixar a música mais lenta e que qualquer um poderia fazer isso… Mas até o Screw, ninguém tinha pensado nisso, e esse estilo de música virou um símbolo de Houston e do resto do Texas. Então, sim, é muito mais do que só deixar a música lenta. É toda uma cultura de vida representada nas músicas.

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe