DAMN., de Kendrick Lamar está nas ruas, ouça

tumblr_oodd5jishw1s9vd6bo1_1280

Kendrick Lamar chocou toda a indústria semanas atrás com a quarta parte da série “The Heart“, quando deixou uma possível data de lançamento de seu novo disco ao rimar “Y’all got ‘til April the 7th to get y’all shit together.”; no fim da faixa. Enquanto os fãs aguardaram ansiosamente a data, especialmente após o lançamento de “HUMBLE” pouco depois de “The Heart IV.“, descobrimos que o dia sete de abril era o anúncio da verdadeira data de lançamento: 14/04. Logo depois foram divulgadas a tracklist e capa do álbum intitulado “DAMN.”, que conta com apenas três featurings: Rihanna, Zacari e U2.

Sendo a sequência de To Pimp A Butterfly (2015), DAMN. conta com 14 faixas, produzidas por grandes nomes como Mike Will Made It, Sounwave, James Blake, 9th Wonder, DJ Dahu, BADBADNOTGOOD, Kaytranada, The Alchemist, entre outros.

Disponível no iTunes e Spotify, os fãs já podem fazer o streaming do quarto álbum de estúdio de Kendrick Lamar, DAMN.

OUÇA:

Teoria dos fãs: um álbum duplo?

Screenshot_6

Essa semana um usuário do Reddit criou uma teoria dizendo que talvez Kendrick Lamar droparia um álbum duplo, ou melhor: dois discos em um curto espaço de tempo. Segundo ele, as últimas letras de cada faixa na contra-capa são um anagrama, que posto em ordem significaria “EARTH LED 2 DEATH” (A Terra levou à morte), uma alusão a crucificação de Jesus, se conectando também com o fato de K. Dot se colocar como Jesus em muitos takes do clipe de HUMBLE e também lançar DAMN. na sexta-feira da paixão.

Screenshot_5

Essas simbologias significariam, segundo a teoria, que o garoto de Compton lançaria um álbum na sexta-feira com uma pegada muito mais comercial, músicas para estourar e com batidas muito mais digeríveis para o grande público, como os bangers de Mike Will Made It. E então, no domingo ele dropa um segundo disco simbolizando a ressureição de Cristo, rimando em batidas mais clásssicas e que, dentro da metáfora criada pelo usuário, seria Kendrick trazendo o renascimento da cultura hip-hop.

Nessa quinta-feira, DAMN. vazou na internet, poucos antes do lançamento oficial do disco, marcado para sexta-feira (14). O produtor Sounwave, residente da TDE e envolvido com Kendrick Lamar desde os primeiros projetos, tuitou isso:

“E se eu dissesse a vocês que essa não é nem a versão oficial?”

E logo depois isso:

A imagem é de Morpheus, personagem de Matrix, que protagoniza a clássica cena das pílulas, em que ele oferece a Neo duas delas: a azul (permanecer inconsciente) ou a vermelha (entrar na matrix e adquirir consciência sobre o que o cerca). Esse simbolismo sugere a mesma dualidade que as teorias tem apontado sobre o novo trabalho de Kendrick. Devemos lembrar também o opositismo de faixas como PRIDE/HUMBLE; LUST/LOVE e o preto e branco dividindo a contra-capa.

Viajando um pouco mais… A capa de DAMN. tem uma paleta de cores mais puxado pro vermelho, como deixa explícito no muro atrás de Kendrick Lamar. No entanto, a arte do artista no Spotify mostra azul. Por coincidência (ou não…) as duas cores das pílulas.

kendrick-damn

Screenshot_8
E aí, rapa? Nós faz sentido pra vocês ou nós do Raplogia brisamos demais no final do rolê? Deixa sua opinião e teoria sobre o disco aí nos comentários que nós voltamos em breve com o review!

Facebook Comments