Repleto de referências, Thiago Elñino lança o clipe de “Pedagoginga”, confira

Após lançar o seu mais novo disco “A Rotina do Pombo”, em meados de agosto, Thiago Elñino disponibiliza o clipe de “Pedagoginga”, uma das faixa mais aclamadas do disco, com participação de Sant, KMKZ no refrão e batidas de Scooby.

O disco conta a história de “Sem Nome”, um homem de 27 anos tentando ser músico na rotina caótica do Brasil, história que assim como a narrada no clipe, se assemelha muito com a do próprio Thiago. No vídeo de “Pedagoginga”, um garoto negro rouba livros de bancas e livrarias para ter acesso a uma literatura que se relacione com quem ele realmente é, já que na escola ele não se reconhece. Em conversa com o músico Thiago Elñino, ele nos contou que a narrativa exposta no clipe é baseado na história pessoal dele mesmo, que apesar de ter acesso a escola, não tinha dinheiro para comprar livros e as revistas em quadrinhos que lhe enchia tanto os olhos em sua infância.

O clipe da faixa dialoga muito com a música, que trata sobre o autodidatismo e o poder da educação alternativa, além dos limites que a própria escola impõe para os alunos, principalmente as crianças negras que não se vêem representadas nas aulas de história e nas mais diversas matérias.

“Pedagoginga” é dirigido, filmado e editado por João Victor Medeiros (que também é nosso escritor) e roteirizado por ele em parceria com Thiago Elñino. O título da canção é inspirada no livro do educador popular Allan da Rosa.

 

Como mencionado acima, o clipe é inspirado na história pessoal da infância de Thiago, mas também teve outras influências: a fotografia. O diretor João Victor Medeiros, que também é fotógrafo, trouxe para o clipe diversas referências provenientes da fotografia, com cenas que remetem e fazem uma releitura de trabalhos de alguns fotógrafos e fotógrafas, em momentos do vídeo e nas peças de divulgação. Confira:

Gordon Parks

Além de fotos, trabalhava como compositor, escritor e diretor de filmes. Parks foi retratou através de suas lentes a comunidade negra nos Estados Unidos em períodos turbulentos do país, em grande parte, durante a luta pelos Direitos Civis na década de sessenta.

Earlie Hudnall Jr.

Foi fotógrafo e arte educador nível major pela Universidade de Houston, Texas, sendo mais um dos grandes fotógrafos negros da segunda metade do século passado, além de ser um dos fotógrafos a inspirar a cinematografia do filme Moonlight.

Viviane Sassen

É uma fotógrafa holandesa, que trabalha nas vertentes de moda e fine art. Ela é conhecida pelo frequente uso de formar geométricas, abstrações e corpos, sendo bastante publicada e exibida nas galerias de arte ao redor do mundo, como o MoMA. Já criou campanhas para Miu Miu, Louis Viutton, entre outras.

João Victor Medeiros é nosso escritos, fotógrafo e produtor de vídeos. Se interessou pelo trabalho? Entre em contato com ele clickando aqui.

Facebook Comments