Músicas Para Drift e o valor do seu tempo

Nos tempos de internet 2.0 (ou 3.0) é muito difícil encontrar algo que te faça parar e prestar atenção. Os sites, anunciantes e criadores de conteúdo sabem disso e confeccionam suas peças na medida exata para prender sua atenção pela maior quantidade de tempo possível. As novas diretrizes do YouTube valorizam tempo de retenção mais do que quantidade de visualizações justamente porque, diferente da contagem de números (que pode ser manipulada), o tempo de cada pessoa é limitado e muito mais valioso.

Assim como muitos, me vejo alternando rapidamente o tempo online entre pequenas atividades, vídeos, memes, e música. O ato de ouvir um álbum de ponta a ponta, prestando atenção nas letras e nas nuances dos instrumentais, qualidade de produção e de captação se torna um ritual complexo na medida de que focar sua atenção em uma única atividade deixa de ser um hábito. Consequentemente, isso me torna muito mais seletivo no que eu quero ouvir, e álbuns que não me agradam são rapidamente deixados de lado. Uma feliz exceção é a mixtape Músicas Para Drift, do rapper Yung Buda.

Yung Buda é membro do selo SoundFoodGang, formado em 2015 em Jundiaí-SP, e já conta com uma mixtape no currículo: Yamaarashi, de 2016, com músicas rimadas em inglês. O selo também conta com o rapper niLL, do recente e elogiado álbum Regina.

Com com um vídeo promocional ilustrado por cenas do anime Initial D e fazendo referências aos jogos Need For Speed Underground 2 e Overwatch nos seus primeiros segundos, Músicas Para Drift consegue ser referencial sem cair em clichês: todas as referências servem ao som, e não o contrário, e tudo se encaixa naturalmente em um mar de (boa) nerdice. As crianças dos anos 90 vão entender, e mesmo quem não entender ainda pode curtir porque o som é nervoso.

A mixtape é enxuta (14 minutos) e as seis faixas que a compõem são produzidas pelo próprio Yung Buda sob a alcunha de Pantaleão, o que torna Músicas Para Drift uma experiência coesa e fluída do início ao fim, sem nenhum filler. Se você valoriza seu tempo, vai na minha: dá o play e pede pra nerfar.

 

 

 

Facebook Comments
Rodrigo Bento
Também em

Rodrigo Bento

Designer e beatmaker escrevendo pra esquecer que é designer e beatmaker.
Rodrigo Bento
Também em

Últimos posts por Rodrigo Bento (exibir todos)

Rodrigo Bento

Designer e beatmaker escrevendo pra esquecer que é designer e beatmaker.

Um comentário em “Músicas Para Drift e o valor do seu tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *