Há algum tempo que o rap produzido no nordeste assumiu musicalidade própria, em melodias e sotaques, e toda multiplicidade de cores e elementos culturais que tanto enriquece as produções de rap, coisa que não se via quando eu comecei a ouvir o gênero, há cerca de 12 anos. Como saiu recentemente no Noisey, “o paulistanês não é o idioma do rap nacional” e nem o ritmo, permita-me acrescentar.
Ser nordestino não é nascer na região nordeste do país, pois isso é uma questão meramente geográfica. Pessoas nascem num determinado local e nunca assumem a identidade daquele lugar. Já outras, mesmo provenientes de regiões e até países diferentes, podem buscar os elementos das culturas ditas nordestinas e interagirem com elas.
Os rappers vindos dessa parte do país têm sido cada vez mais comentados, mas o mesmo não ocorre com beatmakers e produtores. Aliás, esse é um problema nacional. Fala-se muito do cara com o mic e pouco, ou nada, do que passa horas intermináveis na produção de cada faixa.
Na contramão da invisibilização de tudo isso, apresento uma lista com alguns (excelentes!) beatmakers/produtores nordestinos.
Billy Gringo
Produtor, DJ e beatmaker, Billy é de San Diego (EUA), mas vive em Fortaleza (CE) há alguns anos. Tem trabalhos com diversos rappers da cidade, dentre eles Côro MC, Carlos Gallo e Don L. Deste último, assinou a co-produção da mixtape Caro Vapor, Vida e Veneno de Don L (2013) e os beats de Plástico, Chips e Gasolina e Fósforo.
Entre em contato com Billy Gringo, aqui.
Ceagá
Atualmente, o beatmaker, que também é MC, divide sua vida entre São Paulo e Recife, mas reside na capital pernambucana. Seu projeto mais recente é o beat de Coração No Gelo (2016), que abre EP homônimo do grupo Chave Mestra.
Encontre mais trabalhos e o contato de Ceagá, aqui.
Côro
Rapper, beatmaker e produtor, Côro é de Fortaleza (CE). Dentre muitos trabalhos, vale destacar seus dois EPs, 2012, O Começo e Vem Desse Naipe (produzido através do Converse Rubber Tracks) e a produção de Carlos Gallo, integrante do Costa a Costa.
Econtre mais trabalhos de Côro no soundcloud, YouTube e contato aqui.
JJ Slim
JJ Slim é um dos maiores produtores e beatmakers de Pernambuco, referência no estado. Conta com um portfólio vasto e assinatura em produções de rappers tais como Terra Preta, Mr.Thug e Diomedes Chinaski.
Moral
Residente em Mirueira, Paulista (PE), Moral é rapper e beatmaker, integrante do Chave Mestra e assina os beats de muitas faixas do grupo. Trabalha em parceria com Peu Shady, proprietário da gravadora Outra Vibe Records, responsável pela mixagem de seus beats. Seu trabalho mais recente é o EP Coração No Gelo.
Encontre mais trabalhos de Moral no YouTube e contato aqui.
Victor Haggar
Beatmaker, MC e produtor, dono do selo B3 (Bota a Base Beats). O baiano Victor possui portfólio com várias produções, entre elas, para Diego 157, Daganja e Rafuagi, deste último, em faixa que conta com a participação de Rapadura Xique Chico.
Encontre mais trabalhos e contato de Victor Haggar, aqui.