Todo fã de rap que se preze conhece a multipremiada música de Eminem, “Stan“. O som parte do disco The Marshall Mathers LP foi um dos maiores sucessos do rapper de Detroit, contando com a participação da cantora britânica Dido.
Na faixa, a história de Stan era contada. Um fã obsessivo que perdeu a vida e cometeu loucuras por sua obsessão com Eminem. O termo stan virou comum, sendo usado como uma expressão para indicar que uma pessoa é extremamente fã de um artista.
O que ninguém notou é que a palavra está no dicionário Oxford da língua inglesa, tudo isso graças a uma estagiária. O site Ambrosia For Heads foi quem notou que o termo já estava no ar há algum tempo:
It's not a new addition – but yes, it's in there! https://t.co/jCpsS4J7Rs
— Oxford Dictionaries (@OxfordWords) June 1, 2017
O site do Oxford define a palavra como “um fã obsessivo de celebridades”, creditando a origem da palavra ao som de Eminem. Eles ainda explicaram, “A criação do termo por Eminem mostra um fã obsessivo que tem problemas em separar seu amor por Eminem da realidade, mas o termo tomou um significado mas suave, de “super fã”, nos dias de hoje.”
Essa é mais uma inclusão de palavras derivadas do hip-hop no vocabulario inglês. “Bling bling“, “dope“, “bootylicious“, e recentemente “YOLO” já foram adicionadas.