Frequentemente entro em conflitos comigo mesmo, e dessa vez aconteceu um conflito sobre rappers que trocam de nome. Pensei em alguns casos “históricos” nessa área, e cheguei a uma dúvida: É possível chamar MCs com anos de estrada por nomes novos? Confesso para mim que é bastante difícil, afinal, para mim o Mos Def sempre será o Mos Def, e o Snoop Dogg sempre será o Snoop Dogg. Logo baixo, reuni algumas histórias sobre rappers que trocaram seus nomes drasticamente, ou nem tanto assim.
O rapper Mos Def, com anos de estrada resolveu trocar a sua alcunha ano passado, adotando o nome de Yasiin Bey. O nome claramente foi adotado pelo fato do rapper ser convertido ao islã desde anos atrás. O nome por enquanto não pegou, afinal, quem aqui chama o rapper de Yasiin Bey? Provavelmente no futuro, o nome se estabilize mais entre os fãs, pois desde que mudou sua alcunha, ele ainda não lançou um trabalho.
Snoop Dogg é um caso bastante interessante. Começou como Snoop Doggy Dogg, tirou o Doggy do nome e teve a sua popularização como Snoop Dogg. Recentemente, o rapper de Long Beach resolveu começar uma caminhada pelo reggae, e trocou o seu nome para Snoop Lion. Ele até lançou um disco sobre essa alcunha, é o Reincarnated lançado em Abril desse ano. Dias atrás ele apareceu com uma nova ideia de trabalho, cantar funk – o americano – com o artista Dâm-Funk da Stones Throw. No projeto que está sendo anunciado para 10 de Dezembro, o rapper se chamará Snoopzilla.
Mas como conhecemos o rapper, é possível que ele volte a ser chamar Snoop Dogg em breve.
Quando Diddy apresentou Biggie para o mundo o produtor se chamava Puff Daddy. Temos depois virou Diddy, e depois virou P.Diddy. Diddy certamente tem um leve caso de bipolaridade quando o assunto é seu nome no Rap. Sem contar que no mundo da moda, ele tem uma marca que leva seu nome, a Sean John. E nos bastidores do Rap, a maioria do pessoal ainda chama ele de Puffy.
O primeiro hit de 2 Chainz foi no grupo Playaz Circle, quando ele ainda se chamava Tity Boi. A faixa Duffle Bag Boy que tem a participação de Lil’ Wayne fez um tremendo sucesso em 2007, e a dupla que fazia parte da gravadora DTP de Ludacris prometia. Mas o Playaz Circle caiu no ostracismo. Até que em meados de 2011, Tity Boy voltou ao Rap como 2 Chainz e hoje é um dos rappers mais requisitados para participações – o que não faz dele o melhor. Sério.
Não tão conhecido fora do Clipse, o hoje No Malice mudou seu nome também pela religião. O irmão de Pusha T no início de sua carreira se chamava Malicious, encurtou o seu nome para Malice. E após um tempo fora do cenário, ele volta como No Malice, após um dito “renascimento Cristão”. Ele fez até um funeral para sua antiga alcunha.
O irmão dele, Pusha T, também não teve só esse nome em sua carreira. Pusha já se chamou Terror (também com a grafia de Terrar algumas vezes), sendo essa um wordplay com o seu nome. Pusha T é uma brincadeira com a frase “push a ton”, algo como, “vendendo uma tonelada”. Pusha também significa “traficante”, trabalho o qual ele praticava.
Birdman já foi Baby, o que todo mundo sabe. Mas poucos sabem que ele também já se chamou B-32, lá no início da carreira dele – cerca de vinte anos atrás – o rapper lançou o projeto I Need a Bag of Dope com o nome de B-32, o porquê do nome, não se faz ideia. Ele se tornou Baby anos depois, e essa alcunha ficou famosa quando ele e Mannie Fresh formavam o Big Tymers. O nome Birdman veio junto com a sua carreira solo, que começou em meados de 2002. Pelo que sei, o nome é uma referência ao hábito do ghetto de fazer pombos voarem para avisar que a polícia está chegando .
Hoje chamamos Kendrick Lamar de K.Dot como uma forma de encurtar o nome do rapper ou até mostrar uma forma de carinho pelo MC, o chamando pelo apelido. Mas o que quase ninguém sabe é que o rapper realmente se chamava K.Dot no Rap, e não Kendrick Lamar. Ele decidiu usar o seu nome de nascimento apenas em 2009, e hoje, assim emplacou.
N.O.R.E. é um cara que gosta de siglas. O nome que fez Noreaga ele famoso significa “Niggaz On The Run Eatin.” Anos depois de uma carreira bastante consistente, ele resolveu mudar o nome para P.A.P.I., mais uma single, dessa vez é: “Power Always Proves Intelligence.”
Ok, não rola, você vai sempre se chamar N.O.R.E. ou Noreaga.
Muitos outros rappers é claro, já trocaram de nome. The Game virou Game, Fat Joe já foi Fat Joe Da Gangsta, Earl Sweatshirt já foi Sly Tendencies, Mac Miller já foi Easy Mac, T.I. já foi Tip, Q-Tip já foi MC Love Child, The Notorious B.I.G. já foi Biggie Smalls – alcunha que sempre levou na sua carreira – e Gucci Mane já foi Guwop por vinte minutos, quando trocou de ideia após os fãs rejeitarem esse nome. A Complex ano passado fez até uma lista de alguns rappers, a lista deles conta com quarenta MCs . São vários nomes, e certamente é uma coisa que seria bom lermos, afinal, seu MC favorito poderia ter outro nome em outras época e você nem saber. Espero que tenham gostado desse especial, continuem nos visitando. Peace!