Um dos projetos mais importantes da década de noventa fez 25 anos ontem, dia 16, e nos trouxe de volta um sentimento que ainda é atual.
AmeriKKKa’s Most Wanted contém conteúdo misturado entre letras sociopolíticas e de gangsta rap, o primeiro disco solo de Ice Cube passa por temas como a vida no gueto, vício nas drogas, racismo e pobreza. O disco se torna atual se nos darmos ideia de que foi AmeriKKKa’s Most Wanted que previu a onda de brutalidade policial nos Estados Unidos. Podemos dizer que o disco ascendeu o pavio que estourou com o escândalo do espancamento de Rodney King em 1992, Endangered Species (Tales from the Darkside) fala precisamente desses assuntos. Desde 2013, vinte anos depois do escândalo, três casos de brutalidade policial ganharam as notícias, sendo dois deles no ano de 2015.
O disco é mais agressivo do que o Death Certificate, de 1992, que toca em assuntos parecidos mas de maneira mais consistente. Além disso, Cube está mais pé no chão no projeto de 1992, em AmeriKKKa’s Most Wanted o rapper está raivoso, e cospe toda essa raiva pelo projeto.
AmeriKKKa’s Most Wanted foi todo produzido em parceria com o Bomb Squad, conjunto de produtores do grupo do Public Enemy, e talvez por essa produção, o disco soa como algo bastante diferente do que Cube já havia feito – ou viria a fazer.
O projeto rumou Cube para o estrelato. Um ano após o lançamento do disco, ele encarnaria o personagem Doughboy no clássico Boyz In Tha Hood. É tempo de relembramos o clássico projeto!