Hoje vamos falar de um clássico som a carreira de Common, a faixa “I Used To Love H.E.R.“, faixa parte integrante do disco Resurrection de 1994.
Quando ainda era conhecido como Common Sense, o rapper de Chicago resolveu expressar seus sentimentos em uma música. Sentimentos que em boa parte dos quatro minutos de música, achamos que fosse para uma garota. Mas não. Common falava do seu sentimento pelo Rap, e a decepção pelo o que ele havia se tornado.
Durante a música, Common mostra indignação com a “gangueirização” do Rap. Mas que diabos é isso? É simples. Rappers deixaram de ser conscientes em certa época, e a música que Common tanto admirava pelas mensagens que passava, se tornou uma música que incitava a violência. Indiretamente, podemos ver que o rapper culpa a Costa Oeste por tudo isso, no caso, a criação do famoso gangsta rap que no início dos anos 90 que estourou com muita influência do funk nas produções, e passando um lifestyle diferente do comum, falando de assassinatos, sexo, e coisas do tipo – coisa que ele também cita na música.
“I Used To Love H.E.R.” foi a música que incitou a briga entre Ice Cube e Common, que culminou com a diss “The Bitch In Yoo” de Common para Cube, gerando uma clássica treta no Rap – mas curiosamente pouco conhecida.
Deixo essa lembrança para vocês no bring it back de hoje.