Vamos voltar para 1992, aonde Dr. Dre e Snoop lançaram a faixa Deep Cover, para o filme de mesmo nome lançado no mesmo ano.
Deep Cover é a primeira aparição de Snoop Dogg em uma gravação, e também o primeiro single solo de Dr. Dre. Na capa do vinil, temos o anúncio: Dr. Dre introducing Snoop Doggy Dogg. A faixa que iniciou a carreira do rapper de Long Beach não teve significante número de vendas, mas serviu para nos apresentar um rapper que até hoje faz sucesso – independente da qualidade, né Snoop?
Com samples de “(I Know) I’m Losing You“, do Undisputed Truth e de “Sing a Simple Song” do grupo Sly & the Family Stone, a faixa fala sobre matar policiais, e assim como a música Cop Killer do grupo de Ice-T, Body Count, foi censurada e por isso, Deep Cover não apareceu no clássico The Chronic. As linhas do refrão feito pelo novato Snoop, estão até hoje na memória de muitos, “Cause it’s 1-8-7 on a undercover cop!”
Tanto o filme quanto a música não tiveram o sucesso esperado, e são conhecidos mais no circuito underground. Deep Cover se tornou bastante conhecida em 1998, quando Fat Joe e Big Pun refizeram a faixa com novos versos, e soltar uma bomba sonora. O verso de Big Pun é até hoje conhecido pela sua rima poderosa: “Dead in the middle of Little Italy little did we know/That we riddled some middlemen who didn’t do diddly,” um trava língua que virou uma das linhas mais quentes do Rap. Vamos relembrar esse clássico?