Em Setembro de 2009, os lendários emcees KRS-One e Buckshot lançaram o excelente disco Survival Skills. Produzida por DJ Mentplus, a faixa “Think of All the Things” acabou sendo uma de minhas faixas favoritas de todos os tempos.
Com a participação do rapper/cantor somali K’naan – o autor da famigerada “Wavin’ Flag“, tema da última Copa do Mundo FIFA -, a faixa fala sobre a relação da fama com a família de um artista. A faixa segue um storytelling interessante, aonde os três rappers falam sobre ter relações não muito afetivas com seus filhos e esposas, graças a correria da carreira. É difícil saber se a história é um reflexo da vida dos três, mas ao que tudo indica não.
Mas o que sabemos, é que a faixa é uma realidade em muitas famílias, aonde um dos pais trabalha intensamente, e não tem todo o tempo para seus filhos ou cônjuge. K’naan fala principalmente sobre sua parceira, Buckshot fala sobre o personagem da música não ir ver seus filhos, preferindo ficar com mulheres em clubes, KRS termina a faixa falando sobre as escolhas erradas de muitos jovens, que sofreram de ausência paterna (ou materna). Por exemplo, ele usa na música algumas ideias para as garotas não deixarem alguns homens tratarem elas com pouco respeito, ou como se fala bastante no Brasil: Se dar valor.
A faixa parece ser um grande desabafo para alguns artistas, e é uma realidade a qual muitos vivem. Step yo’ game up, son! E cuide de sua família, pois pelo que podemos tirar da música, é que ela é um bem precioso.