Notícias

Bring It Back: Mos Def – Mathematics

By 12 de outubro de 2013 No Comments

Black On Both Sides

12 de outubro, data que você quando pivete esperava ansiosamente, é o dia entre o aniversário e o natal onde você pode ganhar presente pelo simples motivo de ser criança. E neste mesmo dia, em 1999, Mos Def presenteou não só crianças ou adultos, mas uma cultura imensa chamada hip-hop com o lançamento de seu primeiro álbum solo, o Black on Both Sides. O disco vendeu 500 mil cópias em 4 meses, número expressivo no ramo de música independente e é considerado um dos melhores debuts de um rapper de toda a história.

Eu gostaria de indicar que vocês ouvissem o álbum inteiro (e podem fazer isso clicando nesse link de uma playlist que sem querer eu coloquei aqui), mas como a premissa da coluna Bring It Back! é trazer uma música de cada vez eu escolhi Mathematics, que tem tudo a ver com dia das crianças, afinal de CONTAS (get it?) matemática é a matéria preferida de todas elas na escola.

O beat foi produzido pelo lendário DJ Premier, e foi parar nas mãos de Mos Def por acaso, “Eu lembro que eu estava indo me encontrar com o Scarface num estúdio. Quando cheguei lá o Mos estava trabalhando em um de seus álbuns, ele veio até mim e disse ‘Você tem uns beats? Deixa eu ouvir o que você anda fazendo.’ Eu toquei o beat da Mathematics pra ele e ele ficou maluco dizendo ‘Esse tem que ser meu! É isso o que eu quero!’”, disse Preemo. “O Scarface ainda foi falar com ele porque o beat era pra ele, mas não teve conversa, o Mos é rápido, nessa altura ele já tinha feito o verso e gravado.”

Uma marca registrada do DJ Premier na faixa são os scratches que foram retirados de músicas clássicas como o “One, two, three, four…” de Funky Drummer do James Brown, “It’s simple mathematics…” de Body Rock do Fat Joe e “Do your math..” de On & On da Erykah Badu, além de um trecho retirado do filme Ghostbusters. Preemo ainda acrescentou “Vocês sabem que vários cortam e juntam as músicas hoje em dia, mas eles não fazem igual eu. E eu nem to querendo me gabar, isso é científico. É matemático.”

Como o próprio título da faixa sugere, a música tem toda uma atmosfera ligada aos números, isso fica evidente nas primeiras linhas de cada verso onde é feita uma contagem de 1 até 10 com os números aparecendo nas 10 primeiras frases. E essa ligação continua ao longo de toda a música onde o tema central são os problemas sociais norte-americanos, como o preconceito por diferença racial, tráfico de drogas, guerras entre gangs. Sempre abordando tais temas trazendo estatísticas para não fugir da proposta feita pelo título da música.

A faixa apareceu pela primeira vez como um B-Side do hit single “Ms. Fat Booty” e foi grande responsável por resgatar o gênero do rap “consciente” que parecia perdido no final dos anos 90, tanto que até hoje é reverenciada como um dos melhores sons de rap underground de todos os tempos.

Você pode ouvir  abaixo e não se esqueça “You want to know how to rhyme you better learn how to add. It’s mathematics!”

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Joe

Joe