The Message é uma das faixas mais “polêmicas” de Nas. O fato de eu chamá-la assim, é pelo fato dessa faixa ter começado uma treta do rapper do Queens com Tupac Shakur e Biggie.
Produzida por Trackmasters, a faixa tem samples de Shape of My Heart de Sting, e scratches de Kid Capri. The Message foi lançada como single apenas na França, ou seja, não causaria tanto impacto se Tupac não achasse que a primeira linha fosse uma diss para ele. “Fake thug, no love, you get the slug, CB4 Gusto, your luck low, I didn’t know till I was drunk though,” é a primeira linha de Message, ganhou a fama de ser uma diss para Tupac pois na época o rapper da Death Row havia participado da Thug Luv do grupo Bone Thugs-n-Harmony. Pac respondeu Nas em Bomb First e Against All Odds do disco póstumo The Don Killuminati: The 7 Day Theory. Os dois fizeram as pazes antes da morte de Tupac, mas pela morte, as músicas contra Nas nunca foram editadas.
Com Biggie, foi a mesma coisa. “There’s one life, one love, so there can only be one King,” foi a linha que deixou Biggie com a sensação de que ele estava sendo atacado. Como muitos sabem, Biggie se declarava o “rei de Nova York“, e usava a alcunha de Frank White, personagem do filme de mesmo nome. Biggie respondeu Nas em 1997, na faixa Kick in the Door do também póstumo Life After Death.