Nada melhor do que relembrar clássicos no Raplogia. Dessa vez falaremos do debut single de Ol’ Dirty Bastard, a faixa Brooklyn Zoo.
Ela é parte integrante do projeto Return to the 36 Chambers, o clássico primeirdisco o disco de ODB. Foi o segundo disco de um integrante do grupo a sair após a criação do grupo e lançamento do primeiro disco deles em 1993 – o primeiro foi Tical, de Method Man. Brooklyn Zoo é produzida por True Master e pelo próprio Dirty.
O título da faixa pode ser interpretado de algumas formas. “Brooklyn Zu”, era um grupo de Rap afiliado a ODB. O grupo era formado por Merdoc, Raison the Zoo Keeper, 12 O’Clock, Buddha Monk, e Shorty Shitstain. Eles lançaram um disco em 2008 chamado Chamber #9, Verse 32. Algumas entrevistas de membros do grupo, revelaram que os membros do Brooklyn Zu e Dirty tiveram uma discussão durante a gravação da música, e durante essa discussão o rapper entrou no estúdio e gravou a faixa cheio de raiva e energia. Buddha disse que muitas palavras/frases ditas na discussão foram usadas por ODB na faixa.
Podemos interpretar o título e conceito da música usando o fato de que ODB está comparando o Brooklyn a um zoológico pela violência que existe lá. Então, o “Brooklyn Zoo” é mais um centro de animais selvagens, do que qualquer outra coisa.
Lembrando que o refrão da música, é uma linha tirada do verso de Ol’ Dirty Bastard em Protect Ya Neck. “Shame on you when you stepped through to/The Ol’ Dirty Bastard straight from the Brooklyn Zu.”