Notícias

Bring it Back: Public Enemy – Fight The Power

By 16 de novembro de 2013 No Comments

chuckd

Fight The Power“, marcou a virada da década de 80 para a de 90 e até hoje é uma das maiores músicas da história do Rap.

Antes de entrar em turnê com o grupo Run–D.M.C. em 1989, o Public Enemy fez uma música para o novo filme do diretor Spike Lee. Ela tinha de seguir a temática do filme – que falava de tensão racial no Brooklyn -, e assim nasceu “Fight The Power“. “Eu queria ser desafiador. Queria ser raivoso. Queria ser rítmico. E pensei direto no Public Enemy,” disse Spike Lee. Produzida pelo The Bomb Squad, grupo que produzia as faixas do Public Enemy, a faixa foi lançada em Junho de 1989, e continha uma extensa lista de samples, que iam desde “Planet Rock” de Bambaataa, até “I Shot the Sheriff” de Bob Marley.

O terceiro verso da faixa é notório até hoje graças a agressividade das palavras de Chuck D. Ele disse, “Elvis was a hero to most / But he never meant shit to me / Straight up racist, the sucker was / Simple and plain,” e Flavor Flav seguiu esse verso com um “Muthafuck him and John Wayne!“. Isso chocou bastante alguns dos ouvintes.

A faixa se tornou mais famosa ainda com o sucesso do filme Do The Right Thing, de Spike Lee. O filme chegou a ter duas indicações para o Oscar, e como a música aparecia bastante no filme, ela teve um destaque a mais. O personagem Radio Raheem por exemplo, passava o filme com uma boom box gigante tocando a música. Isso fez com que os que ouvissem a música, se remetessem ao filme, ou vice versa. O vídeo da música inclusive, foi um dos vídeos musicais que Spike Lee dirigiu na sua carreira.

Se você não conhece a música, lhes deixo o magnífico vídeo abaixo. Do yo’ homework!

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe