O Coachella 2012 já tinha tudo para ser um sucesso. Participações como The Weeknd, Kendrick Lamar, Dr. Dre, Snoop Dogg e Childish Gambino seriam o bastante para atrair a atenção do público que gosta de hip hop. Apesar de ser um festival internacional, tendo em vistar levar boa música aos ouvidos de todas as pessoas não importando o gênero musical, a grande surpresa foi um rapper. Agora mais vivo do que nunca.
Um holograma em si, já chamaria atenção. Do maior rapper de todos os tempos então, chamaria muito mais. Uma ideia genial guardada as sete chaves que foi a mostra no melhor momento da noite, quando estavam no palco Snoop Dogg e Dre, parceria incrível que já em si traria entretenimento para as pessoas que estavam acompanhando.
A presença surpresa de 2pac deixou todos perplexos. Me faltariam adjetivos para descrever todas as reações possíveis dos amantes de Hip Hop ao enxergar o rapper ao lado de Snoop e do doutor. Os poucos minutos pareceram uma eternidade para quem vivenciou aquele momento. Por um segundo, tudo aquilo parecia um sonho que não iria acabar, afinal, esse é o sonho de qualquer amante do Rap, que nos últimos anos vem perdendo nomes tão importantes que fizeram história como Guru, Nate Dogg e outros.
Após a performance acabar, começaram as perguntas: quem teve a ideia de trazer 2Pac à vida? Como foi a criação do holograma? Há quanto tempo isso estava sendo planejado? Como acontece esse holograma? E as respostas trouxeram tanta surpresa quanto o mistério que envolvia os questionamentos à cerca do assunto.
Dr. Dre foi quem teve a grande ideia de trazer-lo de volta a vida. O doutor, teve aqueles lampejos de genialidade, mostrando que, se foi isso que fez Detox atrasar mais alguns meses, foi por uma ótima causa. Nick Smith foi o responsável pelo trabalho em cima do holograma. O holograma que demorou 4 meses para ficar pronto e não teve o custo divulgado (mas que deve ter sido elevado) fascinou a todos, com uma tecnologia bem simples que foi revelada por vários sites à alguns dias atrás.
O holograma foi criado por computação gráfica e 2Pac apenas voltou à vida pela técnica chamada “Pepper’s Ghost” que basicamente se resume em usar um vidro que é, para a plateia, transparente, mas ao mesmo tempo consegue refletir imagens. No palco do Coachella, um projetor jogava a imagem de Tupac no chão e essa era refletida em um vidro gigantesco, transparente aos olhos do público, com uma inclinação de 45º para frente. O infográfico que abre o post, feito por Roxanne Palmer, explica melhor a “mágica”.
Olhando desse ângulo, toda a magia que havia antes, acaba. Mas olhando por outro, pode-se dizer que até agora, foi o maior momento do Rap e provavelmente será o evento do ano. Não é toda hora que alguém de tanto nome e valor ‘volta’ a vida. Mesmo com todas as explicações possíveis e que desvendassem todas as táticas, nada diminuiria o impacto que foi.
O Coachella por si só, já seria um grande evento e com essa surpresa, se engrandeceu ainda mais. E ainda foi capaz de emocionar uma legião de fãs que ficaram órfãos de um dos melhores rappers de todos os tempos. Por um momento, voltávamos aos anos 90, com uma dupla incrível (Dre e Snoop) e 2Pac, o maior rapper de todos, na minha opinião. Os amantes de boa música puderam suspirar e imaginar como seria se ele estivesse vivo, e aquele “E se…” ainda está na cabeça de muitos. Com certeza, nós não esqueceremos disso.
Fontes: Rapevolusom, GizModo, Rolling Stone, IBTimes