Notícias

Especial: O melhor rapper de todos os tempos, ano por ano, desde 1979

By 1 de junho de 2013 No Comments

1987: Rakim

rakim-demo

Credenciais: Paid In Full

No recente remix de Bitch Don’t Kill My Vibe com Jay-Z, Kendrick Lamar fala sobre “tentar ser o God MC.” Claro que ele sabe muito bem que esse título sempre pertencerá a Rakim Allah, que é casado com uma sofisticação lírica e rítmica sem precedentes, e com a ajuda da filosofia da Five Percent Nation se tornou uma supernova no cosmos do Hip-Hop.

Em 1986, o ex-quarterback no ensino médio de 18 anos gravou “Eric B is the President”, uma ode inspiradora para o seu DJ que introduziu o estilo formado de Rakim: um flow relaxado, mas implacável, juntamente com um lírico jamais antes visto e de profundidade metafísica. Aquele single fez ele conseguir um contrato com a Island Records, e em 1987, Eric B & Rakim soltaram o seu clássico debute, Paid In Full.

Mais do que um simples rapper, Rakim orgulhosamente se proclamou um escritor. Não apenas suas letras eram complexas o bastante para ser consideradas um freestyle, como ele explicou sua meticulosa metodologia em canções como “My Melody”. “I’m not a regular competitor, first rhyme editor/Melody arranger, poet, etcetera…” Em outra parte da música ele vai mais longe: “I wouldn’t a came and said my name and run some weak shit/Puttin’ blurbs and slurs and words that don’t fit/In a rhyme, why waste time on the microphone?/I take this more serious than just a poem/Rockin’ party to party, backyard to yard/I tear it up y’all and bless the mic for the gods.”

“Sabemos que Rakim foi o Miles Davis do Coltrane de Chuck D,” escreveu Greg Tate. “Ou talvez o Buddah para o Jesus de Chuck D.” Rakim manteu críticos ligados quando em ’88 ele e Eric B lançaram o seu segundo disco, Follow The Leader. Mas naquela época havia tanta inovação aparecendo no Hip-Hop, que todos reivindicaram o título de Melhor Rapper Vivo. Ou talvez só se sentiam assim, porque o talento sobrenatural de Rakim tinha levado ele até o fim dos cosmos, onde o som e a luz levam mais tempo para atingir o planeta Terra onde meros mortais apenas podem tentar fazer o melhor para “seguir o líder.”

A influência de Rakim é enorme. Não é apenas o nome de A$AP Rocky, mas é impossível imaginar fazendo o Illmatic sem a inspiração do God MC. Talvez ele coloca isso melhor, quando diz isso em My Melody: “I’m number one, competition is none/I’m measured with the heat that’s made by sun.”

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe