Há um certo tempo atrás, sugeriram que nós autores do Raplogia, fizéssemos um post sobre nossos produtores, e hoje começo a série sobre os favoritos de nós autores. Cada um de nós autores iremos postar assim que pudermos o post. Começando por mim, Joe.
DJ Premier
Preemo é um dos melhores produtores de todos os tempos. Disso ninguém tem dúvida, certo? Suas batidas cheia de samples e pesadas sempre me conquistaram, e sempre foram o que eu esperava do Rap. Batidas no maior estilo Boom Bap. Para mim, Preemo sempre fez algo que os produtores já faziam nos anos 80, só que de uma forma mais moderna e minimalista. Seus scratches são marca registrada.
O instrumental de You e de Ain’t Nuttin’ Changed são demais. Ouça abaixo.
J Dilla
Dilla é um gênio. Samples e técnicas incríveis. Para mim, ninguém vai ser maior que ele. Champion Sound e Donuts são incríveis, e eu me amarro nos discos do Slum Village.
Dilla tem uma incrível e extensa discografia, recomendo que ouçam Donuts.
The Alchemist
Mestre. Alchemist hoje está se reinventando, mas seu estilo mais clássico é uma das melhores coisas que eu já ouvi no Rap. Os samples dão claramente um toque especial as produções.
Sem dúvida nenhuma Hold U Down é o som mais conhecido de The Alchemist. Ele também rima na música, junto com um de seus companheiros de longa data, o rapper Prodigy.
Pharrell
Seja solo ou com Chad Hugo, Skateboard P tem um estilo muito original de produção. Lord Willin’ do Clipse, é todo produzido por ele e Chad, e é um dos meus discos favoritos com um dos fatores mais importantes sendo o da produção. Os clap de Pharrell são marca registrada, assim como os scratches de Preemo.
Os Neptunes fizeram uma das maiores instrumentais da última década. É geralmente copiado o estilo dessa beat, mas nunca se foi feito algo parecido.
Kanye West
Inovador. Yeezy é um dos caras que trouxeram os samples de R&B/Soul/Jazz, de volta ao mainstream. Suas batidas hoje se sobressaem sobre qualquer outro produtor no jogo. Não se pode negar que o nosso amigo de Chi-Town tem muito talento.
No seu primeiro disco, Slow Jamz marcou pelo apelo ao R&B e o Soul nos seus samples.
Runaway mostra uma grande inovação na produção, como todo o último disco de Kanye.
RZA
O líder do Wu tem um talento incrível atrás da mesa de produção. Os primeiros discos solo dos membros do Wu tem o dedo dele na produção, e todos eles são considerados clássicos. Coincidência? Não. RZA tem participação direta nisso. Gênio.
RZA marcou seu estilo de produção graças aos samples de filmes de Kung-Fu e beats pesados. Liquid Swords de GZA é um exemplo disso.
Posso ainda citar caras como Q-Tip, Large Professor, Pete Rock, pois são outros mestres que merecem todo o respeito. Mas os seis acima são os que eu mais venero, pelo simples fato de inovarem em pequenos aspectos, mas manterem a tradição. O boom bap é meu estilo preferido, então, se alguma relação entre os produtores e o estilo ocorrer, não é mera coincidência. É isso pessoal, agora é só esperar pelos posts do resto da trupe! Fiquem ligados.