De longe, o décimo terceiro disco de Jay-Z é o mais maduro de sua carreira e um dos melhores do rapper do Brooklyn nos últimos dez anos.
Anunciado recentemente através de um trailer com os atores Mahershala Ali e Lupita N’Yongo, muitos não sabiam se os anúncios realmente indicavam um novo projeto de Jay-Z ou algum conteúdo exclusivo do TIDAL – por alguns dias, os boatos é de que se tratava de um filme.
O projeto é inteiramente produzido por No I.D., conhecido por ser um dos mentores de Kanye West e que já havia trabalhado com Jigga em alguns outros trabalhos. O produtor escolheu samples finos para o disco, usando artistas como Stevie Wonder, Nina Simone, The Fugees e Donny Hathaway.
Jay fala sobre inúmeros assuntos no projeto, mas claramente a atenção foi voltada as referências sobre os problemas no relacionamento do rapper e Beyoncé, anteriormente apresentados pela cantora no disco LEMONADE. Ele confirmou sua infidelidade e se desculpou por erros cometidos. Outro assunto que chamou a atenção em 4:44 foi o rapper confirmar a opção sexual de sua mãe, a apoiando incondicionalmente.
Jigga ainda dá uma aula sobre investimentos e grana como ninguém, faz críticas sobre o cenário e relembra inúmeros fatos sobre sua vida. 4:44 traz 10 faixas, com participações de Frank Ocean, Beyoncé, e Damian Marley.
O disco está disponível no TIDAL, serviço de streaming do rapper.