Sempre que achamos alguma preciosidade no YouTube, a primeira coisa que fazemos é informá-los da descoberta ! Mais uma vez, voilà! O Fino da Zica é um canal recente, com um potencial enorme e com uma proposta para lá de interessante.
Todo mês a rapaziada dO Fino da Zica entrevista um rapper. Toda semana eles apresentam um quando diferente feito com esse entrevistado: Melhor de Três, Dixavando e Dissertação. Na última semana do mês, eles soltam um vídeo mais longo que consiste da junção desses três quadros com mais alguns (vários!) minutos de entrevista.
Os quadros seguem a seguinte estrutura:
MELHOR DE 3: o rapper aponta suas três letras, flows e batidas preferidas do rap universal. Aqui, vale ressaltar que o entrevistado do mês de maio foi Marcelo Gugu, zica dos improvisos, fundador da batalha do Santa Cruz e educador da Fundação Casa, que arrepiou nesse quadro.
DIXAVANDO: o entrevistado disseca aquela letra muito louca que a galera acha que tá ligada, mas não entende é nada. Conhece alguém assim?!
Mais uma vez, Marcelo Gugu:
DISSERTAÇÃO: aqui é que mora O mais Fino da Zica. Conteúdo original produzido pelos MCs para o canal. Pra cada rapper, é pedido um texto sobre um assunto diferente e o rapper declama o texto pras lentes do Fino. E já no primeiro programa, Mano Money’s, maluco do Grajaú, expoente da nova geração e nome recorrente nos saraus da periferia, mandou um papo pesado sobre Maioridade Penal.
O programa nasceu como um podcast, feito pelo João Mello e Filipe Camos, na Rádio Jacaré, em 2012, mas pelas idas e vindas dos criadores, acabou ainda naquele ano. Na época, eles entrevistaram Amiri, Slim Rimografia, Sombra, Jamés Ventura, Rodrigo Ogi e Z’África Brasil. Tá tudo lá no site da Rádio.
Depois de um tempo, eles resolveram trazer a ideia pro YouTube, nessa época colou mais uma rapaziada. Thales Mascarenhas, Gabriel Ximenes, Murilo Aquino e Pedro Pimenta chegaram pra somar. O plano era deixar só a cara dos MCs em evidência. São eles que têm o que falar. Como diz o saudoso Black Alien, “Vê se me entende/O estudante aprende/ E o professor ensina”.
Em junho, quem vai colar é o Lews Barbosa. Dinossauro do rap, fundador do Potencial 3. Hoje, militante do Slam Resistência e da poesia nas ruas. A galera do canal também garantiu que tem muito material na agulha, então, não vacila e acompanha o trabalho que faz jus ao nome e tem tudo para ser um dos maiores canais de rap do país.
Siga O Fino da Zica nas redes sociais