ColunasDestaques

O rap pelo Mundo: Coreia do Sul

By 5 de outubro de 2018 No Comments

Depois de um período de inatividade, retomamos esta especialíssima coluna e desta vez o país escolhido por nossos fãs no Twitter foi a Coreia do Sul. Onde o K-Pop impera, o hip-hop também é uma cultura muito querida pelos sul-coreanos e hoje vocês vão conhecer cinco artistas que fazem muito sucesso por lá e até mesmo mundo afora.

Keith Ape

Dongheon Lee, ou Keith Ape, é um rapper de Seul, capital sul-coreana. Membro do coletivo ‘The Cohort’. Sua especialidade é o trap e rimando neste ritmo fez bastante sucesso com o single It G Ma, que posteriormente teve um remix com participação de A$AP Ferg.

Apesar de não possuir trabalhos sólidos, é talvez o artista mais conhecido de seu país no gênero e já cantou com nomes como Ski Mask The Slump God, Wifisfuneral e Robb Bank$. Seu primeiro EP, Born Again, tem previsão de lançamento para o próximo dia 12.

Tiger JK

O cara da velha escola desta lista é Tiger JK, nome artístico de Seo Jung-kwon, que lançou seu primeiro disco em 1995, intitulado Enter the Tiger.

Também nascido em Seul, é considerado um dos pioneiros no hip-hop sul-coreano, junto com seu grupo Drunken Tiger, que neste ano anunciou o fim de suas atividades com um álbum de despedida. A sonoridade predominante durante a sua carreira é o boombap.

CL

Talvez a rapper que mais se destaca na Coreia do Sul, Lee Chae-rin, ou CL, passou parte de sua infância e juventude fora do país, morando em lugares como Paris e Tóquio. É líder do NE21, grupo aclamado internacionalmente e dono de sucessos como Clap Your Hands, Go Away,  Can’t Nobody e I Am the Best.

Sua carreira solo também brilha na mesma intensidade, tendo músicas com nomes como Lil Yatchy e uma provável participação no próximo disco do The Black Eyed Peas.
Apesar de ter uma forte pegada pop, também sabe mandar rimas pesadas como no videoclipe de Hello Bitches.

Bryn

Choi Ran, também conhecida como Bryn, é uma jovem talentosa que rima principalmente em batidas de trap e faz parte do coletivo Dickids Crew. Lançou há poucos meses o EP Q, com 7 faixas. Destaque para as canções stop talking! e PLAZMA.

Com apenas 20 anos, é a artista mais nova desta lista e tem potencial para ser uma superstar na Coreia do Sul e quem sabe até no mundo inteiro.

Paloalto

 

Paloalto é o vulgo de Jeon Sang-hyun, fundador do selo Hi-Lite Records. Com extensa discografia, seu último lançamento foi Summer Grooves, álbum de 8 faixas e repleto de participações.

Artista versátil e experiente, começou a carreira no início dos anos 2000 e está sempre trabalhando em algo novo.

Outros nomes: Reddy, Giant Pink, Dok2, Okasian, Yoon Mi-rae.

E aí, gostou das dicas?! Logo logo tem mais uma votação no Twitter pra você escolher o próximo país que estará aqui no Rap pelo Mundo. Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Victor Costa

Victor Costa

Jornalista e flamenguista. Fã de Quinto Andar e Sabotage, é um curioso sobre o universo hip-hop. Escreve a coluna "O Rap pelo mundo" e produz vídeos para o canal do Raplogia.

Leave a Reply