Ontem, dia 9 de Novembro, completaram-se 20 anos do disco Enter the Wu-Tang (36 Chambers), o primeiro disco do Wu-Tang Clan. Gravado no Firehouse Studio, em Nova York, o projeto é um marco na história do Rap, pois apresentou um dos maiores grupos que já passaram pela terra, e também abriu as portas para MCs como Nas, Mobb Deep, Notorious B.I.G. e Jay-Z.
Com o nome “tirado” do filme The 36th Chamber of Shaolin, de 1978, o projeto que foi praticamente todo produzido por RZA, usou de batidas violentas e samples de cenas de filmes antigos de kung fu para se formar, e criou basicamente o modelo do Rap hardcore dos anos 90. Com o lírico variando de rapper para rapper, o disco se baseia bastante na vida urbana, em referências à filmes de kung fu e quadrinhos, e maconha. Enter the Wu-Tang (36 Chambers) é bastante explícito, e tem um tom bastante sombrio por trás.
Até hoje, músicas como “Protect Ya Neck“, “C.R.E.A.M.” e “Method Man” são hinos nas ruas e são consideradas algumas das maiores músicas da história do Rap. A importância do disco para o Rap é imensa, e hoje é dia de ouvi-lo no volume mais alto de nossos speakers.