O disco de Prodigy foi precursor da divulgação de música pela internet no hip-hop.
Na última terça-feira (20) tivemos uma trágica notícia: Prodigy, do Mobb Deep, falecia vítima de complicações da doença que ele sempre lutou, a anemia falciforme. O rapper marcou época junto com Havoc com projetos como The Infamous e Hell on Earth, sendo grandes expoentes do hip-hop nova-iorquino.
Prodigy sempre manteve uma sólida carreira solo. Em 2000 debutou com o clássico H.N.I.C., disco que marcou época pela sua agressividade, típica do Mobb Deep. O rapper só voltou a lançar um novo projeto em 2007, quando juntou forças com The Alchemist para o ótimo álbum Return of the Mac.
Extremamente consistente, o disco é pouco lembrado pelos fãs de rap. Em tempos que um rapper necessita estar online, em 2007 isso não era tão comum. Mas com Return of The Mac, Prodigy iniciou um grande plano de divulgação online que ajudou o disco a vender mais de 130 mil cópias e ter um efeito viral para a época.
Uma das grandes responsáveis pelo fator viral do disco Return of the Mac foi o lançamento do single “Mac 10 Handle“, que saiu junto com um paranoico, claustrofóbico e obscuro vídeo pago do próprio bolso de Prodigy. O vídeo da faixa teve 400 mil views em 3 dias, fazendo com que Prodigy ganhasse a atenção da Koch Records, que o adiantou 200 mil dólares, usados para divulgação do projeto: novos vídeos e a divulgação online.
Prodigy criou um blog e começou a escrever nele – algo que não era visto como necessidade em 2007, mas que se tornou um grande aliado na filiação dos seus fãs que esperavam ansiosamente pela parceria dele e de Alchemist. Todo esse trabalho online fez de Prodigy um dos pioneiros da divulgação pela internet.
O projeto
Return of the Mac é um dos grandes projetos de Prodigy, batendo de frente com os trabalhos dele pelo Mobb Deep. Em outra fase da carreira, se juntar com um de seus pupilos, Alchemist, foi uma das melhores coisas que ele poderia ter feito.
Prodigy e Alchemist fizeram esse projeto baseado em samples de blaxploitation. Nas letras, muita paranoia por parte de P, que fez “Mac 10 Handle” soar como um filme de terror. Não é à toa que uma das inspirações para o vídeo da música foi o filme The Devil’s Rejects (Rejeitados Pelo Diabo, 2005) de Rob Zombie.
O trabalho tinha intenção de abrir portas para o disco H.N.I.C. 2 que seria lançado no ano de 2008, mas o adiantamento da Koch Records tornou Return of the Mac um disco com diversos singles, como por exemplo, a ótima “Stuck on You“:
O certo é que Prodigy marcou todos com sua habilidade nas rimas, agressividade e personalidade. Desde a estreia dele no rap no disco Juvenile Hell, quando ainda não tinha o seu marcante flow por ser ainda um adolescente. O Rap perdeu uma lenda, mas nos restou o seu legado.