Os fãs de basquete podem comemorar, a NBA voltou. A liga americana de basquete é uma das ligas esportivas de mais prestígio no mundo, e hoje, dia 30, volta para animar quem assim como eu, é fã de basquete.
O Raplogia não poderia deixar a data passar em branco, afinal, Rap e basquete andam de mãos dadas há muito tempo. Partidas da liga, sempre são assunto entre os membros desse cenário gigantesco que é o do Rap, além de que muitos rappers são verdadeiros parceiros de grandes jogadores, e claro, certamente podemos dizer que o Rap é a trilha do jogo. Então, aqui vai uma lista dos melhores raps que referenciam o basquete, ou jogadores do esporte. Temos material do inicio do Rap, até os dias atuais, veja e comente sobre sua preferida.
Kurtis Blow, Basketball: Kurtis Blow foi um dos grandes pioneiros do Rap, sua música, “Basketball”, fez bastante sucesso na época com um refrão que grudava na cabeça. A música é de 1984, e além de falar diretamente do esporte, faz referências a astros da NBA como: Magic Johnson, Larry Bird, Moses Malone, Julius Erving, Kareem Abdul-Jabbar, Jerry West (aka homem do logo da NBA) e muito mais – mesmo. Além dos astros, a música cita jogadas. Em 2002, estourando nas paradas, Lil’ Bow Wow pegou carona no sucesso de vinte anos atrás e fez sua própria versão da música. A música soa bem, mas não tem o mesmo efeito da original.
Jurassic 5, The Game: O extinto grupo de LA, Jurassic 5, também fez sua música em homenagem ao jogo. The Game, mostra um estilo parecido com a Basketball, de Kurtis, no jeito de falar do basquete. Claramente de um jeito mais violento, mas sem perder o certo “charme” que é usar certas expressões do jogo. A música é realmente muito boa, afinal, tem o selo J5 de qualidade.
Master P, Basketball: A música é uma espécie de releitura do hit de Kurtis feito por Master P, mas, o fato de ter sido feita pelo fundador da No Limit traz um gosto diferente, afinal, Master P jogou na NBA pelo Charlotte Hornets (Hoje New Orleans Hornets) e ainda uma pré-temporada pelo Toronto Raptors. Ele ainda se arriscou na ABA, uma liga de menor expressão nos Estados Unidos. A “ABA” original se fundiu com a NBA nos anos 70. A qualidade é questionável, mas é bastante interessante, por esse fato de falar do jogo. Vários name-drops na faixa, Kobe, Dennis Rodman, Shaq, Patrick Ewing, Scottie Pippen, são só alguns exemplos.
Public Enemy, He Got Game: Lançada em 1998, a música é muito mais profunda do que uma música que só fala de basquete. Nela, o grupo não fala diretamente do esporte, mas sim o usa como uma analogia para falar sobre problemas sociais. A faixa é parte integrante da soundtrack do filme He Got Game, de Spike Lee, protagonizado por Denzel Washington e Ray Allen.
Lil’ Wayne, Kobe Bryant: Com Kobe no auge, Lil’ Wayne aproveitou a onda e fez uma música para o número 24 do Lakers. Incrivelmente ela é “legalzinha”, a fase de Wayne na época não era das melhores, então, podemos considerar um bom som comparado aos que ele lançou na época. Ela tem referências aos feitos de Kobe, combinados com os de Wayne no Rap.
Talib Kweli; Drugs, Basketball & Rap: Essa música em questão, não é um ‘ode’ ao jogo. Mas traz de forma bastante interessante, a realidade nos guetos americanos usando o tráfico, o Rap e o basquete como único ‘meio de escape’ da má vida que muitos vivem nos projects americanos. Kweli traz uma faixa esperta, que merece ser colocada aqui só pelo jeito que fala sobre o esporte, mesmo de que não trate o esporte do jeito das outra faixas.
The Game & Snoop Dogg, Purp & Yellow: Aproveitando a vibe de Black & Yellow – sucesso de Wiz em 2010 que faz referência ao time de futebol americano, Pittsburgh Steelers -, Game e Snoop fizeram uma homenagem ao seu time de coração na NBA, o Los Angeles Lakers. Com Wiz no refrão, Purp & Yellow se adapta de forma muito boa para homenagear o time de Kobe Bryant. No vídeo, temos a presença do Ala dos Lakers, o grande Metta World Peace, mas vocês podem chama-lo só de Ron Artest.
Lil’ Bow Wow, Basketball: Mais uma ‘releitura’ da famosa música de Kurtis Blow. Parte integrante da trilha sonora de Like Mike, filme protagonizado por Bow Wow, a faixa Basketball traz uma nova cara a faixa dos anos oitenta. Obviamente não é melhor, mas, é uma faixa que da para simpatizar. Nela temos rimas de Jermaine Dupri e Fabolous também.
Snoop Dogg, Hoop Dreams: Inspirada no documentário de mesmo nome, Hoop Dreams de Snoop Dogg conta o sonho de um cara que queria jogar na NBA. Em seu sonho ele joga com vários grandes jogadores, como Shaq, Tim Duncan, Pippen, e muitos outros. Referências não faltam.
Joe Budden, NBA: Em 2003, a faixa de Joe Budden teve um sucesso bastante grande, até porque seu instrumental tocava em programas do assunto em canais americanos, inclusive na NBA. Como era de se esperar, vários jogos de palavras foram feitos usando nomes de jogadores e jogadas. Classic shit.
B-Real, Coolio, Method Man, LL Cool J And Busta Rhymes; Hit Em High (The Monstars’ Anthem): A faixa repleta de grandes nomes do Rap na época, foi trilha do famoso filme Space Jam, onde Michael Jordan dividia cena com os Looney Tunes. A faixa e o vídeo dela são cheio de referências ao jogo.
Abaixo, um set com as músicas da lista, exceto The Game do Jurassic 5, e Basketball de Bow Wow.