Desde o último disco do Dilated Peoples, o 20/20 de 2006, muita coisa aconteceu nas vidas dos membros do grupo – e na minha também. EV soltou dois discos solos excelentes, fez trabalhos colaborativos de tremenda qualidade, e me concedeu uma entrevista. Rakaa também lançou seu debute solo, participou de alguns outros projetos – não tanto como Evidence -, e também me concedeu entrevista. A vida é boa, e com o lançamento do quinto disco do grupo californiano, o Directors of Photography, nada poderia ser melhor.
It’s Dilated for life, I’d like to welcome us back
Directors of Photography foi anunciado há muito tempo, em sua entrevista para nós, Evidence já havia falado sobre o disco. Acabou saindo três anos depois, e valeu a espera. Pois até agora, Directors of Photography é um dos melhores discos do ano. Enxuto nas rimas e na produção, o disco traz o de melhor do grupo: uma produção sólida, com batidas pesadas e repletas de samples; e rimas profundas como sempre.
Ao ouvir isso, você deve ter pensado que o trabalho é um trabalho como qualquer outro do grupo. Mas não, podemos ver uma evolução em todos os quesitos citados acima. As batidas soam como algo que realmente você imaginaria ouvir o Dilated rimando, mas ao mesmo tempo, elas tem um frescor. Esse “frescor” no som do Dilated, pode explicar claramente o hiatus do grupo. Eles certamente queriam explorar algo novo. Vemos isso nos dois discos de Evidence, afinal, a evolução entre The Weatherman e Cats & Dogs é gigante. Depois de ouvir Directors of Photography, não tiro isso da minha cabeça. A evolução é a mesma. Podemos então ver Evidence como um diretor criativo do grupo, trazendo novas tendências e colocando em prática. Mas é claro que não podemos desmerecer os outros membros, afinal, Babu e Rakaa são artistas de um nível elevado.
I was getting buried alive
Heard the dirt hit the coffin top, I barely survived
But I broke through my grave ripped the pine box cell apart
Head first yelling “maggot brain, funkadelic art”
Evidence trabalha bastante na produção desse projeto. Junto à ele, temos DJ Babu, Alchemist, Jake One, DJ Premier, Diamond D, Oh No e até 9th Wonder. O time de produção é digno de um Grammy, ou qualquer outro prêmio que reconheça projetos grandiosos. Good As Gone tem a produção de Preemo, é uma das melhores faixas do projeto. Mas podemos citar outros sons como os melhores no projeto. The Dark Room com Vince Staples, tem a produção de Evidence e Twiz The Beat Pro, é outra ótima faixa, assim como Directors, Let Your Thoughts Fly Away, Show Me the Way com Aloe Blacc e The Bigger Picture. O disco anima a cada música, é um projeto de extrema qualidade.
I was raised by N.W.A and stayed CA
No começo, o citei como um projeto “enxuto”, isso se deve a poucas participações, mas de qualidade, e a produção que não desce o nível em momento algum. Outro nível. Directors of Photography deverá fazer parte do nosso Top 10 de melhores discos do ano no final do ano, é uma boa pedida para quem quer ótimo Rap. Obrigado novamente, Babu, Evidence e Rakaa.