O sucessor do melhor disco de 2014 pelo Raplogia saiu. Shadow of a Doubt vem para ser o primeiro disco de Freddie Gibbs pós-Piñata, trabalho que saiu ano passado em parceria com o produtor Madlib e agradou uma grande parte dos ouvintes de Rap.
Shadow of a Doubt é um projeto de grande responsabilidade, mas que, com certeza foi feito aos moldes de ESGN, primeiro disco de Gangsta Gibbs lançado em 2013. É um disco sem muitas pretensões, tanto que, foi anunciado apenas um mês antes do seu lançamento oficial, que foi em Novembro.
Carregado de influências do trap e do dirty south, a musicalidade do disco é extremamente diferente de Piñata e de projetos antigos do rapper. Soa experimental em algumas partes, como quando Gibbs arrisca cantar (Basketball Wives) como Young Thug, inspiração direta para a música do disco. É notável a queda de rendimento baseando-se no projeto passado, mas, também é notável a forma que o disco trabalha bem as suas histórias e chega a ser consistente em muitas faixas.
VEJA TAMBÉM: Review: Freddie Gibbs & Madlib – Piñata
As colaborações estão no ponto. E-40 e Gucci Mane estão em uma das músicas do disco (10 Times), que tem também o grande Black Thought rimando em Extradite. Gibbs procura se modernizar, parar no tempo, sendo um dos melhores artistas do cenário, não é uma opção. Ele se sai bem em um disco que não tem tanto a sua cara como projetos anteriormente lançados Lord Giveth, Lord Taketh Away ou Cold Day in Hell, mesmo assim, o cara dá os seus pitacos referentes a situações dentro do Rap e também conta as suas histórias de rua.
É um bom projeto, com possibilidades grandes de entrar em muitas listas de melhores do ano, mas para Gibbs o saldo é um pouco negativo, já que Shadow of a Doubt não mantém o nível que o rapper colocou em sua carreira. Uma pena, dado ao frenesi com o novo projeto do rapper. Mas lembre-se que Gibbs ainda terá uma carreira longa, e projetos ótimos certamente não irão faltar.