36 Seasons não é o melhor disco de Ghostface Killah, mas tem de ser respeitado. Projeto segue uma qualidade lírica impecável de seu autor e colaboradores. Produção tem grandes picos, mas não muda muito. Fazendo o projeto soar parecido em certos momentos. Nada que estrague a experiência. Afinal, estamos falando de Tony Stark.
O interessante no projeto é a fome do rapper, que mesmo apos vinte anos de carreira continua viva. Algo incrível, pois ele apesar de ter um nome, mostra o mesmo empenho para cada projeto. Não é a toa que ele é o rapper do Wu-Tang mais ativo nos dias atuais. E desde The Big Doe Rehab, GFK não solta um projeto que seja considerado ruim.
O empenho é importante para um rapper como Ghost. Ele não quer sujar sua discografia. E com artistas e estilos novos surgindo, ele parece sempre querer estar no meio disso. Ano que vem temos um projeto com o pessoal do BADBADNOTGOOD. Recentemente ele colaborou com Adrian Younge no projeto 12 Reasons To Die. Projeto que é brilhante e ganhará sequência em breve. Tony é uma fonte que não se esgotou. Mais maduro, o rapper continua a mostrar rimas que nos deixam extasiados e faz com que seus projetos sempre sejam aguardados. Em 36 Seasons, ele é o mesmo Ghostface de sempre. Mas há frescor. Mostrando essa juventude que vive no rapper, a vontade de sempre estar com o fluxo.
O disco em si é bastante animador. Como já dito, a produção é boa, mas tem momentos repetitivos. Já a lírica é algo intocável. Ghostface, Kool G Rap e AZ por exemplo, fazem um trio agressivo e consistente nas rimas. O mais animador em todo o projeto, é que 36 Seasons trata-se de um disco conceitual, com Tony falando sobre acontecimentos como ir para a cadeia e deixar a sua garota; venda de drogas e etc. Ele segue uma história trágica desde que o personagem volta para as ruas e descobre que sua namorada não o esperou. A partir daí, Tony segue uma jornada autodestrutiva novamente caindo em um mundo repleto de violência.
36 Seasons é um dos melhores discos do ano, mas não irá receber muita atenção do público mainstream. Ghost prepara agora novos discos que prometem sacudir os ouvidos dos fãs e dar o seguinte aviso: eu ainda estou vivo!
Veja o vídeo de Love Don’t Live Here Anymore, uma das melhores faixas do disco.