Sour Soul é o mais novo projeto de Ghostface Killah junto ao grupo de produtores do Canadá, BADBANOTGOOD. Seguindo uma linha de produção bastante saudosista, os produtores fazem o disco perfeito para Ghost encaixar seus Raps. Em 20 anos de carreira, talvez essa foi a primeira vez que o rapper tenha entrado em total sintonia com a produção de um de seus projetos – mesmo ele tendo clássicos como Supreme Clientele e Fishscale.
Narrando histórias de rua, em diferentes perspectivas, Tony nos mostra mais uma vez porquê não ficou ultrapassado como alguns rappers. Suas técnicas parecem ser alavancadas cada vez mais. Ele parece se prender muito mais a detalhes agora do que no tempo em que estava começando no jogo. Isso é bem notório em Tone’s Rap, rimada da perspectiva de um cafetão. Verso curto, mas que atinge no ponto. São poucos que fazem isso hoje em dia. Esses detalhes ao qual Ghost se prende, fazem a experiência de ouvirmos a música muito mais interessante. Afinal, entramos de maneira completa na atmosfera que ele quer passar.
Em questão de colaborações, pela segunda vez em meses o rapper acerta. Enquanto 36 Seasons – lançado no fim do ano passado – traz Kool G Rap, e AZ; Sour Soul traz Elzhi, MF DOOM, Danny Brown e Tree com seu ótimo verso. Ray Gun (com MF DOOM) e Street Knowledge (com Tree) são minhas faixas favoritas com colaboração. Na primeira, todos os elementos fazem a faixa soar como algo tirado direto dos magníficos trabalhos de MF DOOM, como MM…Food, já na segunda a colaboração soa mais original. Tree manda um grande verso logo no começo. Na faixa, ele e Ghost falam sobre a vida de um traficante de drogas, sua ascensão, sua queda, e etc. Assunto típico, mas que na intensidade dos dois pareceu um filme em minha cabeça. Mas o disco não vive só de histórias do submundo, Ghost nos traz mensagens positivas em faixas como Sour Soul, Nuggets of Wisdom e Food.
Após os 33 minutos de disco saí mais satisfeito do que nunca. É um projeto grandioso, curto, mas que dá para nós aproveitarmos sem nos cansar. Sour Soul é um provável membro de nossa lista de fim do ano. Com certeza uma boa pedida para os ouvidos.