O ano de 2015 começou muito bem com o debute de Joey Badass. Um dos melhores debutes dos últimos tempos, B4.Da.$$ consegue unir diversas inspirações de outras épocas e o melhor: criar o seu próprio som e inspiração. O trabalho do rapper é original, não copia nada do que temos hoje. E como muitos críticos disseram, traz um revival dos anos 90.
Mas não podemos focar só nisso. O disco é muito mais profundo, trabalha com sentimentos do rapper e muito com a mensagem que ele quer passar, sempre baseando-se em suas experiências. Talvez por isso o projeto é muito introspectivo. Em Paper Trail$, produzida por DJ Premier, ele fala sobre como o dinheiro nos influencia. “Antes da grana, havia amor / Mas antes da grana, era difícil…” rima Bada$$ sobre dinheiro. Coloca experiências que viveu, e nos traz a mensagem que o dinheiro pode trazer o pior da gente, mas também nos dar uma ótima vida. Na faixa temos interpolações de C.R.E.A.M. do Wu-Tang, além de samples da outra faixa de Joey e Preemo, Unorthodox. Piece of Mind é talvez a faixa mais pessoal do projeto, Bada$$ reflete sobre sua vida com ele mesmo. Em Christ Conscious, uma das minhas faixas favoritas e que foi lançada há certo tempo, ele fala muito sobre o jogo com versos fortes e agressivos. Essas três faixas dizem muito do que se trata o lírico do disco.
Na questão das colaborações, foi interessantíssimo o rapper trazer poucas colaborações. As que tem no projeto, são colaborações desconhecidas. Ou seja, Joey tem muito momentos para se destacar. É o que ele faz. Paper Trail$, Piece Of Mind, Christ Conscious, O.C.B., e Curry Chicken são minhas faixas favoritas. Todas elas são solo. Sem desmerecer claro o trabalho dos outros rappers, que mandaram muito bem. Destaque para Action Bronson em Run Up On Ya.
A produção é bem saudosista. Algumas faixas fogem disso, como Escape 120′ e Teach Me, que são agitadas e se assemelham a algo mais dançante. Fora isso, o disco é totalmente noventista. Coisa que não é nova, afinal, se trata de Joey Bada$$. Suas mixtapes estão repletas disso. O disco mesmo assim soa como algo fresco, o que é mais interessante que tudo. Quando ele parece ter nos apresentado basicamente o conceito de sua carreira, ele vem e se reinventa.
B4.Da.$$ é um ótimo projeto. Joey nos presenteou com um ótimo debute. Ouça agora!