NotíciasReviews

Review: Skepta coloca o grime em evidência com Konnichiwa

By 19 de junho de 2016 No Comments

Skepta - Konnichiwa-cover

Skepta já tem alguns anos de estrada e é considerado um dos grandes artistas atuais do grime, variação do hip-hop feita no Reino Unido que teve como um dos seus principais difundidores o artista Dizzee Rascal na última década com os seus discos Boy In Da Corner e Showtime.

Konnichiwa é o quarto disco do rapper londrino Skepta, que em 2016 chamou a atenção pela sua amizade com Drake, o que rendeu um som com WizKid, e animou quem correu atrás dos seus trabalhos antigos. Os encontros com o canadense registrados nas redes sociais, mostram-se ser sobre negócios da OVO no país e podem envolver o selo de Skepta.

Pode não parecer, mas Konnichiwa é um grande marco dentro da música de rua britânica. Raramente um disco de grime tem uma recepção tão boa como o trabalho de Skepta fora do Reino Unido. Skepta usou muito bem suas conexões na América para difundir seu trabalho nos ouvidos do público mal acostumado ao estilo.

Bem produzido, Konnichiwa é um trabalho e tanto tecnicamente falando. Quase inteiramente produzido por Skepta, os instrumentais não arriscam nada fora das influências do grime – principalmente o dancehall, UK garage e o house. Há espaço também para o hip-hop, é claro, porém o disco não nos traz nada parecido com o que já ouvimos de um artista americano. O que é um dos seus grandes trunfos.

Nem as participações de A$AP Nast, A$AP Bari ou Pharrell Williams destoam a sonoridade aqui criada por Skepta, que nos brinda com punchlines agressivas e críticas sobre as ruas.

A imprevisibilidade do projeto faz com que cada som seja uma nova descoberta. Shutdown, single principal de Konnichiwa, empolga e ao chegarmos em It Ain’t Safe temos algo totalmente diferente. Ladies Hit Squad também inova, e chega a ser cômica ao ouvirmos A$AP Nast e sua “versão” de Hotline Bling.

É possível que no fim do ano, um artista britânico esteja brigando para ter um dos melhores trabalhos de 2016, afinal, o resultado faz de Konnichiwa um dos grandes favoritos para isso. Caso você não tenha ouvido o disco ainda, corra atrás nas plataformas de stream – e aproveite ouvindo outros artistas do grime.

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe