‘Assim Caminha a Humanidade’ foi o último álbum de estúdio de Thaíde & DJ Hum, lançado no ano de 2000, no projeto encontramos a clássica veia do mc em passar seus ensinamentos para os ouvintes (como por exemplo: a fama e o dinheiro que acabam iludindo as pessoas, fazendo com que elas se coloquem acima dos outros, esquecendo das raízes, agindo na base da arrogância; a importância de seguir o caminho certo, estudando e trabalhando; o respeito e a humildade que se deve ter em relação ao seu próximo; o orgulho que deve se ter de sua identidade; o problema das drogas que acaba levando muitos para o fundo do poço, e tantos outros assuntos que auxiliam o ouvinte na construção de seu caráter e senso crítico. Os projetos da lendária dupla sempre tiveram essa preocupação com os habitantes da periferia, de falar sobre os problemas enfrentados no cotidiano e a importância de manter a cabeça erguida para vencer as adversidades. Thaíde em muitas de suas faixas adotou essa persona que lembra a de um professor, fazendo seu público refletir a todo o momento sobre como anda sua vida e suas atitudes para com os outros.
Vale destacar que o álbum diverge um pouco dos outros em relação a sua essência, aqui Thaíde explora histórias não tão pessoais, concentrando-se numa visão macro, abordando assuntos atrelados a todas as periferias do país, não é à toa o fato de que a dupla trouxe para o projeto mc’s de diversas quebradas, como: Dentinho, Randal, RZO, Sombra, Xis, Sabotage, Kamau, Marcelo D2 etc. Cada uma das participações vai pintando um quadro junto com Thaíde, no qual a tela é o Brasil, seu povo, as periferias e suas histórias de luta.
‘Assim Caminha a Humanidade’ é o retrato de um país que não quer ser visto por muitas pessoas, que é escondido para debaixo do tapete, que inclusive tem sua realidade distorcida por grande parte dos governantes e mídia. Thaíde além de retratar o Brasil de forma crua e verdadeira, também exaltou a cultura de rua, os mc’s que enxergam o gênero musical acima do dinheiro e da fama, aqueles que nunca esqueceram suas raízes e que a apresentam com orgulho para seu público. O álbum é certamente mais um dos clássicos do rap nacional, item obrigatório para todos os amantes da cultura de rua!