Notícias

Review: Thaíde & DJ Hum – Pergunte a quem conhece

By 9 de janeiro de 2015 No Comments

Thaíde-DJ-Hum-Pergunte-A-Quem-Conhece

‘Pergunte a quem conhece’ é o primeiro álbum de estúdio exclusivo da dupla Thaíde & DJ Hum, tendo sido lançado em 1989. No projeto em questão, já dava para vislumbrar o quanto Thaíde era um mc diferenciado, que buscava construir músicas originais, pautado também na versatilidade, despertando em seus ouvintes a curiosidade e ânsia por novos projetos. A cada trabalho lançado pela dupla, nunca se sabia o que viria pela frente, que temas seriam abordados, ou seja, a dupla conquistou respeito e admiração graças à fusão de elementos como inventividade, talento e originalidade.  Enfim, vamos falar das faixas que integram o início de tudo, da dupla que se consolidaria na história do rap nacional.

Em Corpo Fechado Thaíde rima sobre o fato de que ninguém conseguirá derrubá-lo, já que todas suas vivências o deixaram forte, o mc também mostra que está a disposto a defender todos aqueles que são próximo de sua pessoa, especificamente sua família, amigos e DJ Hum.

Consciência é uma das faixas clássicas em que o mc passa seus ensinamentos ao ouvinte, ressaltando a importância de seguir pelo caminho certo, sem utilizar bebidas e drogas. O mc aponta como essa trilha pode ser perigosa, sendo que a pessoa pode não se recuperar mais. Músicas de conscientização social e com caráter edificante seriam uma das marcas ao longo da carreira de Thaíde, mas ao mesmo tempo ele sempre se preocupou em abordar outros temas, particularmente acho isso bem importante, versatilidade é certamente uma das habilidades que um mc precisa ter para ser considerado diferenciado no jogo, afinal é sempre bom criar expectativas no ouvinte sobre que tipo de tema será explorado no próximo som.

Em Minha Mina temos o mc prestando uma homenagem para namorada, exaltando sua importância, lealdade e também como a mulher é sua inspiração, como ela lhe faz sentir bem. Vale ressaltar que Thaíde utiliza-se de inúmeras metáforas para delinear o quanto sua mina é importante para ele.

Claudio, Eu tive um sonho é certamente a melhor faixa do projeto, o mc dedicou grande carga dramática na construção dessa canção, dotada por uma sensibilidade ímpar. Item obrigatório para todo amante do gênero musical! No som em questão, Thaíde confessa ao ouvinte um sonho que teve, especificamente com um amigo que já se foi (Claudio), é a partir desse momento que o mc passa a interpretar o ponto de vista do amigo, revelando como é o céu, suas conversas com os anjos, contando para eles sobre o rap, sobre o break, as vestimentas utilizadas por aqueles que fazem parte da cultura Hip-Hop e as gírias que utilizava nas ruas, sendo que todos se sentem contagiados e entram no clima, dançando break, até mesmo Deus participa da interação e faz um Moinho de Vento ( powermove do break dance – inventado por Crazy Legs da Rock Steady Crew de Nova York, o Moinho tornou-se um movimento básico para os b-boys, e é a base para técnicas mais difíceis.). Enfim, a faixa funciona como uma bela homenagem a toda cultura de rua e também ao Claudio, amigo falecido de Thaíde.

Em Coisas do Amor o mc explora os obscuros significados do amor, tendo o eu-lírico descrevendo relações sentimentais vivenciadas no passado, especificamente uma que foi pautada no fracasso, em que ele havia tentado continuar com a relação amorosa, porém o sentimento já não era forte o suficiente e o desgaste resultou na separação.

Final dos Tempos fala sobre a corrupção, desigualdade social, destruição da natureza, violência e a inversão de valores. No som Thaíde fala de toda a podridão do planeta, de como as coisas se encaminham para literalmente o fim do mundo. No final da faixa, o mc ainda vê uma esperança no fim do túnel, alçando a música como agente transformador da consciência humana.

Falsidade aborda aqueles que estão ao seu lado apenas nos bons momentos, que nunca tiveram perto quando havia falta de dinheiro. O mc mostra que seus valores estão acima da ganância, ao contrário dos falsos amigos, os sanguessugas. Além disso, ele mostra que é preciso estar esperto em relação a esse tipo de pessoa.

A última música do álbum é Problema, faixa semelhante a anterior, funcionando como uma espécie de expansão do tema trabalhado, no caso, as pessoas falsas.  Nela Thaíde fala sobre aqueles que sempre lhe trataram mal e de uma hora pra outra se dispuseram a virar ‘melhores amigos’, ele revela a importância de estar sempre com um olho atento para esses elementos. O mc também aborda como ele e DJ Hum cresceram e venceram as adversidades, continuando sempre firmes e leais com seus ideais, sabendo distinguir muito bem quem são os verdadeiros e os falsos.

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter