Notícias

The Predator: Vinte anos da terceira obra-prima de Ice Cube

By 19 de dezembro de 2012 No Comments

the-predator cover
Além dos vinte anos do clássico The Chronic, outro disco que significa bastante para o gênero e está fazendo vinte anos é o The Predator do Ice Cube. Com clássicos como It Was a Good Day e Check Yo’Self, The Predator é o terceiro disco solo de Cube e o terceiro clássico do rapper. Cube traz uma temática muito usada na época, que é a gangsta. Assuntos típicos do estilo como a violência nos guetos, protestos e afins, exemplificam e muito do que o Rap em LA se tratava nos anos 90.

O disco é polêmico. A faixa inicial “When Will They Shoot?” foi acusada de antissemitismo, por conter algumas acusações referentes a racismo de brancos contra negros e no caso da música, os tais são judeus. Cube sempre tentou mostrar um pouco da injustiça que via e sofria, e The Predator não foge disso. O disco contém um dos maiores clássicos do Rap, a faixa “It Was a Good Day”, que conta a vida no gueto como ela é, com ela, levamos em conta que a violência lá é só uma consequência da violência usada contra as pessoas de lá. Afinal, quem vai querer sofrer abusos de policiais e coisas do tipo? “It Was a Good Day” é simplesmente incrível. Conta um dia na vida de um cara do gueto, e mostra que pessoas normais vivem lá, e não selvagens. “Check Yo Self” com a dupla DAS EFX se trata de mais um clássico que Cube nos traz. Seu remix, sobre a batida de “The Message” de Grandmaster Flash and The Furious Five se trata de uma das músicas mais bem feitas do Rap. Cube conseguiu encaixar sua música em uma genial batida, a fazendo ter a cara de tudo que ele mesmo queria passar. Incrível. Baseado em The Chronic, o disco de Cube é muito mais inteirado na questão política social.

The Predator pode não ser lembrado ou ter marcado como The Chronic de Dr. Dre, mas a genialidade do trabalho de Ice Cube é notada ao você dar play no disco. O disco merece todo o respeito, por trazer uma consistência hoje pouco vista em discos de Rap. Não varia o assunto, pois procura passar sempre uma mensagem, mas, de formas diferentes dentre as músicas. É um clássico, e merece respeito e uma bela ouvida.

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe