Wayne vem em um período de decadência na qualidade das suas músicas, que vem desde 2009, quando o Rebirth saiu. Para mim, o disco de “Rock” foi sim um grande fator para a mudança da musicalidade de Wayne. Wayne fez uma transação bastante diferente, uma transação que vemos Kanye fazer na sua musicalidade com perfeição, mas Wayne não.
Yeezy trouxe de volta um chamado ‘boom bap rap’ e os samples de soul/jazz/blues/R&B ao mainstream, e mudou sua musicalidade em meados do lançamento do Graduation, mantendo a base/conceito do estilo, mas mesmo assim inovou e fez algo diferente. Já Weezy, era um rapper típico de New Orleans. Para ganhar mais visibilidade no jogo, Wayne mudou, e teve sua melhor fase, de 2004 até o início de 2008. Durante esse tempo, além de muita visibilidade no cenário mainstream, Wayne “ganhou” credibilidade nas ruas, tudo isso, graças as mixtapes de Wayne. Que vinham assinadas por DJs como Drama, e até Khaled. Dedications, Da Droughts, The Prefix e Suffix, com nomes como esses, Wayne ganhou as ruas, e ganhou uma enorme credibilidade no jogo.
Para se ter ideia, quatro mixtapes sairam entre o espaço de tempo dentre os álbuns Tha Carter II e Tha Carter III. Além de uma enorme quantidade de colaborações, Wayne lançou um disco cheio de grandes versos com Birdman. Com esses trabalhos, era grande a expectativa sobre o Tha Carter III, não é atoa qua vendeu tanto logo na primeira semana, Mas esse não é o assunto. Hoje, com o quarto volume da série Dedication com DJ Drama sendo lançado, trago à vocês um compilado de faixas as quais acho as melhores dessas mixtapes de Lil’ Wayne. Abaixo, teremos uma lista – não considere a ordem das faixas, elas não influenciam qual é melhor – com uma pequena análise contendo também informações, e o som para se ouvir.
1. Georgia Bush/Weezy Ambitionz: Muita gente já deve ter ouvido falar da faixa Georgia Bush. Ela é um protesto – ótimo diga-se de passagem – sobre o descaso de Bush com as vítimas do Katrina. A faixa usa o instrumental de Georgia, faixa de Ludacris com o Field Mob. No final dela, DJ Drama avisa que não está terminada, aí aparece Weezy Ambitionz. Com a base de Ambitionz Az a Ridah, de Tupac, Lil’ Wayne rima sobre suas ambições em belos versos lançados como uma metralhadora. Essa é uma das minhas faixas favoritas de Wayne. Ela faz parte da Dedication 2.
2. Walk It Off: Também da Dedication 2, a faixa Walk It Off é considerada por muitos como a melhor da carreira de Lil’ Wayne. E não é por nada, pois a faixa é realmente boa. Falando de coisas fúteis, mas Wayne realmente tem um talento incrível para wordplay e punchlines.
3. Sky’s The Limit: Nesse som com o nome inspirado na faixa de mesmo nome de Notorious BIG, Wayne rima sobre como seria seu mundo e coisas de tipo. Um belo flow. Um Wayne que hoje nem reconheceríamos.
4. Something You Forgot: A mixtape The Drought Is Over 2 (Carter 3 Sessions) – que segundo fontes nem é oficial – traz muita coisa de Wayne, e Something You Forgot é uma faixa e tanto. Traz um Wayne poucas vezes visto antes, uma faixa romântica. Quem diria… Wayne se sai muito bem falando de seu suposto relacionamento que não está andando para frente.
5. La La La: Da mesma mixtape citada acima, em La La La fala da sua infância em New Orleans, mais precisamente em Hollygrove. A faixa marcou muito os fãs de Wayne na época, já que o feedback da faixa foi extremamente positivo.
6. Where da Cash At: Parte integrante da Dedication 2, Where da Cash At traz Wayne, Curren$y e Remy Ma. Curren$y era um dos membros da Cash Money, quando ela aos poucos se desmanchava. Ele foi um dos primeiros membros da Young Money, e mata este som.
7. I Feel Like Dying: Muito antes de A$AP Rocky e sua banca (e muitos novatos de hoje) pensarem em fazer músicas que dão a sensação que soariam melhor se estivéssemos chapados, Wayne já fazia isso. O refrão de I Feel Like Dying é impregnante, e a temática literalmente ‘brisante’. Na época, não tinha ouvido nada parecido.
8. Black Republicans: Wayne e Juelz Santana durante muito tempo foram grandes colaboradores. Vários sons renderam muitas mixtapes feitas por DJs. Black Republicans tem o mesmo nome da faixa a qual usa o instrumental. Não estão no nível de Nas e Jay-Z, mas Wayne e Santana mostram bons versos – no de Juelz, temos jabs para Jay aliás.
9. Get High, Rule the World: Esta é pouco conhecida, mas é bastante interessante. Wayne rima com uma grande flow sobre a batida de If I Ruled The World, de Nas. Pouco para falar dessa faixa, mas é bastante boa.
10. Scarface: Também da The Drought Is Over 2 (Carter 3 Sessions), Scarface faz parte de uma das ‘trocentas’ faixas que vazaram do TC3. E como 100% dos rappers, Wayne é fã de Scarface. Nela o conceito é de que Wayne é real, como o personagem do filme.
E assim termina nossa lista das melhores faixas de Wayne em mixtapes. Como vimos no especial de Fred aqui no blog, Wayne parece estar perdido, mas o que sabemos é que ele um dia marcou época nos ‘álbums de rua’. Dedication 4, não chegou a ser o que uma Dedication 2 foi, mas, reacendeu uma chama nos fãs de Wayne, que procuram ouvir o “antigo Weezy” de volta. É isso, fiquem ligados no Raplogia para mais informações sobre Lil’ Wayne… e quem sabe um dia, o grande Mixtape Weezy de volta! (Apelido inventado por mim para distinguir o Wayne de antes para o de hoje, desculpa).