“O que aconteceu no último sábado foi além da minha imaginação. A gente acompanha certos artistas desde a infância/adolescência e nunca pensa que poderia estar tão perto. A ficha quase já não cai quando a gente sabe que tá ali assistindo, ainda menos quando ele entra sambando, canta sorrindo o tempo todo, distribui rosas no final do show. Eu percebi que a satisfação do cara de estar ali era a mesma que a minha. Nada paga isso.”
As palavras do MC e beatmaker Pedro Nascimento foram cirúrgicas na definição de um espetáculo histórico para os fãs de rap no Brasil. Quem teve o privilégio de estar na Fabrika, no Rio de Janeiro (RJ), na noite de 11/02/2017, ouviu mais do que clássicos como Mathematics, Sunshine, Ms. Fat Booty, UMI Says, Hip-Hop, entre outros. A energia da performance de Yasiin Bey, mais conhecido como Mos Def, é de uma profunda limpeza espiritual até mesmo para os mais descrentes.
Mas antes do principal show começar, já havia muito rap na casa com as apresentações de MCs que disputaram a última edição da Batalha do Real, como Iguin, Isaac ZO, Rayzen, Samantha Zen, Natalhão e Xan. A dupla Inumanos, composta por Aori e DJ Babão, também marcou presença. Após a performance de Mos Def, o Nectar Gang fechou a noite com chave de ouro.
Previsto para dezembro do ano passado, mas adiado por conta de problemas do cantor com o governo americano, o evento gerou diversas polêmicas e o público ficava mais impaciente a cada notícia sobre um novo cancelamento do show. Em São Paulo, a nova data havia sido marcada para o dia 10/02, mas o rapper e sua equipe não embarcaram rumo à capital paulista.
O organizador da turnê no Brasil, Tim Adams, emitiu uma nota esclarecendo os motivos do imprevisto.
Peço desculpas em nome da equipe de Yasiin Bey por não sermos capazes de estar com vocês esta noite em São Paulo, no Cine Jóia. Eu organizei a turnê e, como vocês podem imaginar, houve algumas complicações. Eles tiveram problemas para viajar devido ao clima e não tinham certeza se poderiam voar. O Cine Jóia não é responsável por isso e comunicou a vocês assim que foram informados. Eles agora estão organizados e unidos para vir ao Brasil e se apresentar no domingo, 12 de fevereiro. Eles aceitam a inteira responsabilidade e pedem gentilmente que vocês venham ao Cine Jóia nesta noite de domingo, 12/02. Eles prometem que vai ser uma noite épica!
Mas valeu a pena esperar. Ébano Gama, estudante de Comunicação Social, havia comprado o ingresso desde setembro do ano passado e mesmo vendo muita gente desistir por causa das incertezas sobre a realização do evento, não perdeu a fé.
“Dizem que o melhor tempero é a fome, e todo mundo já estava desesperado com remarcação de show e um quase cancelamento de véspera. Mesmo se o show fosse acapella, todo mundo gritaria do início ao fim. Quando ele subiu no palco com Orfeu Negro ao fundo e atirando pétalas, eu tive a certeza de que seria uma noite épica. E foi.”
Mos Def matou a fome de um público que interagiu com o artista do início ao fim e já morre de saudades. O rapper abriu o show com Fear Not Of Man, distribuindo pétalas de rosas pelo palco enquanto o telão exibia o filme Orfeu Negro, inspirado na peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes. Sem playback e sem dobras, os fãs presenciaram o hip-hop no estado mais puro.