Hoje é dia das mães, e o Raplogia não podia deixar de homenagear elas. Eu, Joe, e o editor Fred, pesquisamos alguns raps que fazem tributos as mães. Cada música possui uma pequena informação para vocês terem uma noção de quando foi lançada e do que se trata, espero que gostem e mostrem muitas delas para suas mães! Paz!
Dear Mama, é uma das melhores músicas de 2Pac, e não poderia estar em outra posição que não fosse a primeira. Sua mãe, Afeni, foi membra dos Panteras Negras, fato que mostra o quão forte era. Sem dúvidas ela influenciou o comportamento e caráter de seu filho. Um fato obscuro é que Afeni foi usuária de drogas. Mesmo assim 2Pac diz que ela nunca deixou de demonstrar afeto e protegê-lo. O seu jeito de retribuir, foi esse (video)
Hey Mama é uma obra-prima do Late Registration. A homenagem para Donda West não parou aí. Após sua morte depois de uma complicação pós-cirurgia plástica, Kanye usou o nome de sua mãe para uma organização, fundada por ele mesmo, novamente homenageando Donda. Seu carinho também é notável ao ver foto dos dois, mas isso fica explícito em Hey Mama.
All That I Got Is You é um relato comovente do rapper Ghostface Killah falando sobre sua infância e todos os problemas nela, e envolvendo isso com a presença reconfortante de sua mãe. Mary J. Blige está no refrão desta faixa que é parte integrante do disco Ironman que é o debut album de Ghost, lançado em 1996.
Nas não fica de fora da lista. Em Dance – parte integrante do disco God’s Son – Nas faz uma homenagem falando sobre sua recém falecida mãe. Certamente um dos melhores sons.
Em 2001 no seu clássico BP1, Jay-Z nos trouxe Blueprint (Momma Loves Me). A música adicionou algo a mais do que já tínhamos ouvido sobre histórias de pais ausentes e mães fortes. Aqui Jay-Z fala de mentores de sua infância, e claro, sua mãe está no topo da lista.
Todos nós conhecemos a relação problemática de Eminem com sua mãe certo? Certo. Em várias músicas Eminem atacou sua progenitora por o tratar como nada em sua infância, em Cleanin’ Out My Closet ele solta tudo o que queria falar para ela. Sem brincadeiras como nas outras músicas. É bastante tocante. A faixas é produção de Eminem e saiu no The Eminem Show em 2002.
Momma Can You Hear Me é um som de Talib Kweli, que contem um ótimo sample. A faixa foi produzida por Kanye West. Uma das músicas mais belas feita sob medida para os ouvintes e suas mães.
Beanie Sigel e Scarface irão lançar um disco colaborativo em breve, mas anos atrás os dois fizeram um som falando sobre suas mães e avós. Mom Praying é um som bastante bonito, produção é cortesia de Just Blaze.
O nome da Canibus pode parecer surpresa nesta lista, mas ele tem uma das melhores músicas em tributo a mães. I Honor U conta a jornada desde um espermatozóide até seu nascimento. Também um belo som!
Véia é mais uma música que não pode ficar fora dessa lista. Nessa faixa, Projota conta o drama da perda de sua mãe, que é sempre muito lembrada por ele em shows ou entrevistas. Sem dúvida, uma música feita com a alma, de alguém que hoje ficaria muito feliz se sua mãe estivesse com ele nesse dia.
Rest in Peace, Momma!