Com um catálogo imenso, a Netflix é, também, uma das maiores produtoras de conteúdo da atualidade. Na última década, o serviço de streaming trabalhou de maneira incansável para trazer produções para todos os gostos, em todos os gêneros.

O hip-hop também entrou no escopo da produtora com inúmeros títulos. E, em tempos de quarentena, selecionamos algumas obras que fazem parte do serviço de streaming e podem ser vistas por você em sua casa. Aproveite!

Hip-Hop Evolution

Com quatro temporadas, sendo a última de Janeiro de 2020, a série documental Hip-Hop Evolution é o supra-sumo para quem quer entender um pouco da história e evolução da cultura em diversas localidades nos Estados Unidos.

Produzida inicialmente pela HBO Canadá em 2016, a série ganhou notoriedade quando entrou para o catálogo e começou a ser produzida pela Netflix. É apresentada pelo rapper canadense Shad.

Hip Hop Beats

Originalmente intitulado de Beats, o filme é dirigido por Chris Robinson que, aqui, produz o segundo longa-metragem.

Famoso por dirigir inúmeros vídeos como o de “Bonnie & Clyde ’03” de JAY-Z, “One Mic” de Nas e – “Twinz (Deep Cover ’98)” de Big Pun, Chris usa o hip-hop como plano de fundo para o filme – ele havia feito isso anteriormente em ATL, estrelado por T.I.

Hip Hop Beats conta as histórias de Romelo e August. O primeiro, trabalhou na indústria do rap anos atrás e sempre está atrás de novos talentos; o segundo é um jovem rapaz de Chicago que viu sua irmã ser morta e desenvolveu estresse pós-traumático e ansiedade.

A paixão pela música une os dois em um filme que fala muito sobre a violência na capital do estado de Illinois e o choque que ela pode trazer na vida da comunidade.

Rapture

Rapture é uma produção da Mass Appeal, companhia dona da gravadora homônima, encabeçada por Nas.

Com apenas oito episódios em uma temporada, a série segue artistas como A Boogie Wit Da Hoodie, Logic, Just Blaze, 2 Chainz, Nas, Dave East, T.I., entre outros, mostrando os bastidores no estúdio e a rotina de shows.

Os rappers são entrevistados nos episódios onde falam sobre sua relação com a música. É uma boa pedida para quem gosta de conhecer e ouvir alguns dos seus artistas favoritos.

The Defiant Ones

Produzida pela HBO e cerca de um ano depois distribuída mundialmente pela Netflix, The Defiant Ones fala sobre a parceria entre Dr. Dre e Jimmy Iovine, e seus papéis como transformadores na cultura contemporânea.

Com quatro episódios, a série começa falando da venda da empresa Beats para a Apple por cerca de 3 bilhões de dólares e volta ao passado falando da carreira de Dre com o N.W.A. e a criação da Interscope Records.

The Art of Organized Noize

Esse documentário de uma hora e quarenta minutos conta a história do trio pioneiro do Dirty South, Organized Noize. A produção dirigida por Quincy Jones III é uma incrível obra para entendermos um dos grandes centros do cenário do rap.

O trio de produtores ajudou a solidificar a carreira de grupos como Outkast, TLC e Goodie Mob, além de ter apresentado o rap de Atlanta para o cenário americano.

O documentário apresenta muitas histórias sobre a criação do trio, da Dungeon Family e de grandes lendas do hip-hop de Atlanta.

Roxanne Roxanne

Esse drama estreou na Netflix em 2017 e conta a história de uma das primeiras rappers do cenário, Roxanne Shante.

Ambientado nos anos oitenta em Nova York, o filme aborda como a rapper teve seu início na carreira em meio a uma cena completamente masculina e como o machismo fez parte de sua carreira.

Chaté Adams é Roxanne e Mahershala Ali é Cross, seu companheiro extremamente ciumento e perigoso. O filme é dirigido por Michael Larnell e tem a curadoria musical de RZA.

The Get Down

Um dos nomes mais conhecidos da lista, The Get Down foi uma produção grandiosa da Netflix que estreou em 2016. Criada por Baz Luhrmann (Moulin Rouge!) e Stephen Adly Guirgis, a série foi cancelada em 2017 devido os custos altos e a baixa audiência.

The Get Down contava a história do nascimento do hip-hop em Nova York, mais precisamente em South Bronx no início dos anos 70.

Foram apenas 11 episódios, que valem a pena ser vistos devido sua estética belíssima e para conhecer um pouco mais da época.

Sample This

Para os apaixonados pela história do hip-hop, Sample This é uma viagem por toda a edificação da cultura.

O documentário dirigido por Dan Forrer fala sobre a importância da música “Apache” do grupo Incredible Bongo Band para o hip-hop e como o uso dela por DJ Kool Herc foi um grande momento na construção da mesma.

Depoimentos de vários artistas estão no documentário.

Atlanta

Uma das melhores produções da televisão nos últimos 5 anos, Atlanta catapultou a carreira de Childish Gambino (Donald Glover), Lakeith Stanfield, Brian Tyree Henry e Zazie Beetz, nos presenteando com um ótimo quarteto de atores.

A série é uma dramédia que se passa na cidade de Atlanta e conta a história de Earn (Gambino), um desistente de Princeton que, aos 30 anos, inicia uma jornada gerenciando a carreira do seu primo, um rapper em ascensão chamado Paper Boi (Bryan Tyree). O amigo do artista, Darius (LaKeith) e a mãe de sua filha, Vanessa (Zazie) completam o elenco principal.

Nós já falamos aqui no site 5 motivos para você assistir a série e falamos sobre as temporadas. Além de ser um drama de qualidade, Atlanta fala da cena do rap da cidade, que esteve em alta nessa última década.

Bad Rap

Bad Rap é um documentário de 2016 dirigido por Salima Koroma que mostra a vida de artistas asiáticos no cenário do hip-hop.

Dumbfounddead, Awkwafina, Rekstizzy, e Lyricks são os artistas centrais do filme. Todos eles tem metas de atingir o mainstream musical.

Cada um dos rappers possui um “assunto tabu” para si, seja o mercado do hip-hop moderno, identidade artística, liberdade criativa e, obviamente, o fato de serem minorias nos Estados Unidos.

E aí, gostou da seleção? Conte para nós nos comentários quais você já assistiu e qual sua opinião sobre eles!

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe