NotíciasReviews

Resenha: A trilha de “Pantera Negra” é tão boa quanto o filme

By 24 de fevereiro de 2018 No Comments

Antes de começar esse texto, devo avisá-los: cuidado com os spoilers do filme Pantera Negra, lançado na última quinta-feira (15). Para falar da trilha sonora curada por Kendrick Lamar, precisaremos entrar em alguns detalhes do filme dirigido por Ryan Coogler, que caso você não tenha visto, ainda está em cartaz e batendo recordes atrás de recordes.

Quando Ryan Coogler foi escolhido pelo Marvel Studios para dirigir o filme do Pantera Negra, meu pensamento foi de um grande acerto. O diretor de Oakland é um dos mais emergentes do cenário, seus dois filmes anteriores fizeram jus ao seu talento, sendo premiados ao redor de todo o mundo. Mas o segundo pensamento foi o seguinte: teríamos muito hip-hop em Wakanda.

Coogler dirigiu Fruitvale Station e Creed, reboot da franquia criada por Sylvester Stallone nos anos setenta. No primeiro filme, um drama da sua cidade natal, sobre um rapaz morto durante as festividades de ano novo. O segundo, a história de Adonis Creed, filho de Apollo, que pede para Rocky Balboa treiná-lo. A ida de filmes urbanos para uma história de super-herói poderia parecer estranha, mas estamos falando de Pantera Negra.

O diretor, que também co-escreveu Pantera Negra, traz uma trilha sonora inteiramente curada pelo nome mais quente do hip-hop nos últimos anos, Kendrick Lamar. Pantera Negra é uma história de um herói, de um rei, mas ela também é urbana, e o trabalho de Kendrick ajudou muito para estabelecer esse clima.

Kendrick Lamar chamou inúmeros artistas para para participar da trilha sonora de Pantera Negra, mas escreveu todas as músicas e criou o conceito do álbum. Se você ouvir música por música após ver o filme, notará que ela trata exatamente do que acontece nas telonas.

Existe a perspectiva de T’Challa (“Black Panther”), a música sobre a musa do personagem (“The Ways”), a perspectiva de Killmonger (“Paramedic”), as lutas pelo reinado (“Bloody Waters”) e as riquezas de Wakanda (“Big Shot”).

Todos os personagens e camadas do filme estão muitíssimas bem representadas na trilha sonora. O fato de nós termos grandes artistas envolvidos, como Anderson.Paak, The Weeknd, Future, James Blake, entre muitos outros, faz com que esse trabalho de Kendrick seja algo gigantesco.

Como trilha sonora, temos um grande sucesso. O envolvimento desses grandes artistas faz com que a trilha de Pantera Negra tenha estreado em primeiro no chart Billboard 200, um grande feito para um disco feito para um filme. É claro que a pegada comercial de algumas faixas lançadas como single, como “All the Stars” com SZA e “Pray For Me” com The Weeknd deram a impulsão necessária para o projeto, mas é de grande relevância que enquanto a parte musical do filme está no topo dos charts, o filme tenha quebrado recordes de bilheteria no primeiro final de semana.

Agora, você tem algumas opções: ouvir a trilha sonora de Pantera Negra sem ter ainda visto o filme e viajar por diversos estilos curados por um dos maiores rappers dos últimos dez anos, ou ver o filme e depois a trilha sonora e notar como os dois funcionam juntos de uma maneira incrível.

Black Panther: The Album está disponível no Spotify. Pantera Negra, ainda está em cartaz nos cinemas e já arrecadou mais de 500 milhões de dólares.

Ajude uma criança carente a ver Pantera Negra

O pessoal do Black Pipe Entertainment está fazendo uma campanha incrível para ajudar crianças carentes da cidade de São Paulo ver o filme em sessões no cinema. Contribua clicando nesse link.

 

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe