O dia 23 de Fevereiro de 1999 foi um tanto especial para o rap. No mesmo dia, dois grandes discos foram lançados: The Slim Shady LP de Eminem e o tema da matéria de hoje, Things Fall Apart, do grupo The Roots. Tendo vendido mais de 500 mil cópias, ele foi o primeiro disco do coletivo Soulquarians.

O coletivo de neo-soul foi fundado por Questlove e James Poyser dos Roots, além de D’Angelo e J. Dilla. Todos eles dividiam o signo de Aquário e estavam mudando a música no final dos anos 90. Fizeram parte ainda Erykah Badu, Common, Mos Def, Q-Tip, Bilal, entre outros artistas.

Por que falar de Soulquarians? Pelo simples motivo de que toda a influência do coletivo está 100% dentro do quarto álbum de estúdio do The Roots, Things Fall Apart, que foi lançado há exatamente 20 anos atrás.

Isso não se dá apenas ao fato de alguns membros do coletivo participarem do projeto, mas também pela gravação de Things Fall Apart ter sido feita com outros projetos dos Soulquarians: Voodoo, de D’Angelo, Mama’s Gun de Erykah Badu e Like Water for Chocolate do rapper Common. Todos eles gravados no Electric Lady Studios, famoso estúdio criado por Jimi Hendrix.

O nome do disco é retirado do primeiro livro do autor Chinua Achebe, em 1958. Things Fall Apart começa com “Act Won“, um skit que é um trecho do filme Mo’ Better Blues de Spike Lee. Nele os personagens de Denzel Washington e Wesley Snipes discutem o atual estado da música afro-americana.

Na capa do disco, uma foto tirada em um protesto durante a era do Movimento dos Direitos Civis se tornaria icônica. Particularmente, considero uma das melhores capas de projetos de rap.

Ela trouxe uma intensidade ainda não vista nos outros três projetos do grupo da Filadélfia. Nós já falamos aqui a importância e os significados dessa incrível capa e das outras que foram feitas pro projeto.

O impacto

Naquele momento, o The Roots atingiu um ápice nunca alcançado pelo grupo. Things Fall Apart virou o primeiro disco do grupo a atingir 500 mil cópias vendidas e ganhou um Grammy em 2000 na categoria de Melhor Performance de Rap por um Duo ou Grupo por “You Got Me”. Até 2013, o álbum já havia ganhado o certificado de platina.

O projeto conseguiu também ranquear nos charts, ficando no quarto lugar da Billboard 200. A resposta da crítica também foi positivo, com notas quase perfeitas em várias publicações especializadas em música.

O tema político, as informações, e a musicalidade, garantiram à esse projeto status de clássico.

Nunca ouviu e quer conhecer mais sobre Things Fall Apart? Pega os fones e entre no mundo de um dos maiores grupos do hip-hop:

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe

Leave a Reply