Notícias

American Gangster: Dez anos de um grande disco de Jay-Z

By 5 de novembro de 2017 No Comments

Novembro de 2007, o jogo não é mais o mesmo. Diferentes rappers começam a tomar o cenário, e alguns dos grandes dinossauros que fizeram carreira nos anos 90 não estão mais por aí. Mas lembre-se, eu disse alguns, pois Jay-Z nunca foi embora, ele só nos deixou por um pequeno período para voltar mais maduro e criativo, e grande parte disso, se deve ao projeto American Gangster.

Kingdom Come não foi a melhor volta da aposentadoria, definida em 2003 e que foi consagrada com o projeto The Black Album, um dos melhores da carreira do rapper. Quando voltou, muitos acharam que ele não seria o mesmo. Mas Jigga estava apenas recuperando a forma: no dia 6 de Novembro de 2007, ele lançava American Gangster, um disco conceitual que era lançado dias depois do filme homônimo de Ridley Scott que contava a história do mafioso Frank Lucas.

American Gangster é inspirado no filme, quase uma trilha sonora. Mas usa como background histórias pessoais de Jay e uma histórica ficcional separada por atos: ascensão, sucesso e a queda de um gângster nova-iorquino. Lembre-se, Jigga foi um dos grandes artistas do “movimento” do mafioso rap nos anos 90, some alguns anos e uma bagagem incrível, e tenha o projeto American Gangster.

Quase inteiramente produzido por Diddy, American Gangster lembra os mafiosos mais refinados das telonas. Impossível não lembrar de Michael e Vito Corleone, Jimmy Conway, Sam Rothstein, Tony Soprano e Frank Lucas, usando seu casaco de pele, sua marca registrada.

São apenas três colaborações creditadas: LilWayne, sensação do cenário na época; Beanie Sigel e Nas, em sua segunda colaboração com Jigga.

Em minha opinião pessoal, American Gangster havia sido o último grande projeto solo de Jay-Z até o lançamento de 4:44 neste ano. Por isso, essa data vai servir para colocar os fones e entrar no universo cinematográfico das rimas de Jay!

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe

Leave a Reply