Jonah Hill nunca escondeu sua apreciação ao rap dos anos noventa. Basta conferir as redes sociais do ator que você verá ele em fotos com rappers, usando camisetas dos seus favoritos e citando rimas em alguns momentos. Em seus filmes, também podemos observar seu gosto por meio dos personagens interpretados e trilhas sonoras.

Em 2018 chegou a vez do ator dirigir seu primeiro filme, Mid90s, um culto ao skate, aos anos noventa e por que não ao rap? Com a ajuda da produtora A24, especializada em filmes independentes que emplacaram nos últimos anos, Jonah conseguiu realizar o saudosista projeto escrito por ele mesmo.

Mid90s conta a história de um garoto de 13 anos chamado Stevie (Sunny Suljic), que vive com a mãe e o irmão (Lucas Hedges) em Los Angeles na metade dos anos noventa. Durante suas férias, ele se apaixona pelo skate e começa a andar com alguns skatistas da sua área, fato que o coloca em habitats não recomendáveis para crianças de sua idade.

Além da paixão pelo skate, o filme fala bastante de amizade. Em certo momento do filho, o personagem Ray (Na-Kel Smith) conversa com Stevie após um momento estressante com sua mãe. Ray cita que todos têm problemas em casa e de certa forma, coloca o skate como o ponto que os une.

O diretor escolheu um elenco bastante diversificado, com atores profissionais e não-profissionais, criando uma espécie de autenticidade muito bacana, passada principalmente pelos personagens Fuckshit e Ray.

O rap como trilha sonora

Como citado no primeiro parágrafo, a relação de Jonah Hill com o rap é bastante próxima. Desde o primeiro trailer o gênero é usado como música de fundo.

Em uma das cenas, Stevie entra no quarto do seu irmão Ian, após ele ter saído de casa. O diretor Jonah entra em cena e transforma o quarto em uma espécie de templo dos anos noventa, com várias referências da época. Existe uma coleção de CDs de rap com alguns dos maiores clássicos do gênero, na parede pôsteres de artistas como Mobb Deep, Wu-Tang, Gang Starr e em um canto, uma pilha de revistas The Source. Além disso, Stevie observa as roupas de seu irmão, com alguns dos itens essenciais de fãs de rap daquela época, como jerseys e Jordans.

O rap é bastante presente e dá um tom grandioso ao filme. Tem até a participação do rapper Del the Funky Homosapien, cabeça do grupo Hieroglyphics, um dos grupos que sempre foram bastante ligados à cultura do skate.

Mid90s é um grande projeto, uma ótima estreia de Jonah Hill na direção e roteiro.  O filme sai no Brasil no mês de Maio, mas caso você não queira esperar até lá, pode consegui-lo através de torrents na internet.

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Jhonatan Rodrigues

Jhonatan Rodrigues

Fundador do Raplogia em 2011. Ex-escritor do Rapevolusom e ex-Genius Brasil. Me encontre no Twitter falando sobre rap: @JhonatanakaJoe

Leave a Reply