O grupo Freelogia, formado por Ruka e Nipax, acaba de lançar o seu segundo EP intitulado “Flor da Vida”. O projeto contém sete faixas que discorrem sobre o ciclo natural da vida além de assuntos como mudanças internas e externas.

A produção assinada por Gomes Freitera contou com instrumentais de Britto Iago e duas poesias escritas por Raul Riul, declamadas por Henrique Jacks e Otávio Oliveira do Quadro em Branco. O lyric vídeo ficou por conta do JP (Deck9 Record’s) e capa é do Jorge $plash.

Para saber mais sobre o EP e projetos futuros do Freelogia trocamos uma ideia com o Ruka. Confere só:

Raplogia: Por que a escolha do nome “Flor da Vida” para o EP?

Ruka/Freelogia (R): A ideia surgiu por meio de uma sugestão do Nipax, que estava estudando história da arte. Assim que ele me explicou um pouco mais decidimos o nome imediatamente. Claro, fizemos muitas pesquisas e quanto mais nos aprofundávamos mais certeza a gente tinha. O sentido vai além do peso da Geometria Sagrada que está em tudo que existe.  Para nós é o real sentido pra tudo, o ciclo da vida – o começo e o final. A gente imaginou a vida como se ela fosse uma flor pelo fato de ela passar por vários processos até chegar ao último estágio, tem todo um processo de evolução. Se você semeia, rega e cuida, no final haverá algo para se admirar.

Raplogia: Quanto tempo demorou o processo de criação do projeto?

Ruka/Freelogia (R): O processo de criação teve início na metade de 2017. Nós passamos por um processo de estudo pra saber sobre quais temas abordaríamos.  Antes de o ano acabar finalizamos algumas letras e iniciamos a gravação de “Via Expressa” e “Gravidade”. Quando o ano virou pra 2018 terminamos de compor todas as faixas e seguimos gravando, além de gravar as músicas estávamos intercalando com os clipes, isso acabou ocupando um pouco mais de tempo por conta de imprevistos e se tratar de produção totalmente independente com ajuda de amigos do audiovisual. Inclusive já deixo meu salve pra geral que fortaleceu e segue conosco. Com toda essa caminhada conseguimos finalizar o EP em novembro de 2018.

Esse é o primeiro EP do Freelogia? Gostaria de saber o porquê da escolha de temas como sonhos, arte como resgate da essência e “o mundo ideal”? Como foi a construção desse projeto?

R: Na verdade é o segundo EP. O primeiro se chama “Sintonia”” e foi  lançado em 2016 ainda na primeira formação do grupo (https://soundcloud.com/freelogiarap/sets/sintonia).

Bom, o projeto traz uma mensagem enorme e a escolha dos temas foi justamente porque queremos transmitir uma sensação de ter um pensamento fora da caixa, ou seja, expansão da consciência, dar a chance de poder conhecer/apreciar a diversidade que a vida em si proporciona.

Qualquer construção de projeto é bem complexa e trabalhosa, mas é um sentimento único de libertação e satisfação pessoal. Com “Flor da Vida” nos deparamos com diversos imprevistos, mas no decorrer do processo aprimoramos e adquirimos muita experiência/conhecimento que trouxeram um crescimento gigante para nós, tanto como artistas tanto quanto pessoas.

Como aconteceu a escolha do Raul e do Quadro em Branco para abrir e fechar o EP?

R: Sou um dos primeiros apoiadores do Quadro em Branco e foi através do canal que conheci o Raul. Ele sempre escrevia poesias e me mandava e foi daí que surgiu a ideia de ele escrever duas poesias para o EP. No início pensei em recitar por conta própria e depois me veio a ideia de convidar o Otávio e o Henrique para declamarem. Eles toparam e simplesmente aconteceu. Foi um presente e tanto.

Em sua opinião por que esse projeto é relevante pro cenário atual (tanto sociedade quanto hip hop)?

R: Acredito que “Flor da Vida” seja importante pra ajudar as pessoas a refletirem a ponto de expandir a consciência com uma nova percepção e perspectiva de vida, pois se trata de uma revolução interna pra trazer uma liberdade própria. A originalidade parte de nós porque somos únicos, mostramos que é possível transitar por diversos estilos musicais sem perder a essência e carregamos a mensagem de viver cada ciclo de forma saudável, independente de ser bom ou ruim devemos absorver cada fase e transformar isso em aprendizado pra florescer como uma verdadeira Flor da Vida, com espinhos e pétalas.

Há dois videoclipes de músicas do EP (Via Expressa e Gravidade). Vocês pretendem lançar mais algum?

R: Pretendemos lançar o clipe de “Regai” e “X$P”. Inclusive posso adiantar que os dois estão praticamente prontos!

Pra finalizar: quais os planos futuros do Freelogia?

R: Bom, no momento ainda pretendemos terminar os lançamentos de clipes do projeto “Flor da Vida” e depois queremos lançar alguns singles e começar a desenvolver a ideia de um futuro álbum. Ah, pretendemos gravar alguns sons com participações especiais.

E aí, curtiu? Para não perder nenhuma novidade siga o Freelogia no Instagram e no Facebook.

Acompanhe o Raplogia no Instagram também.

Deixe seu comentário!
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Leave a Reply