Crime, xadrez, filosofia e ciência. Esses assuntos sempre estiveram nas rimas do grande Gary Grice, nome do eterno membro do Wu-Tang, GZA. O rapper sempre foi um estudante de diferentes área da ciência e a uniu junto ao hip-hop como ninguém. Agora ele quer mostrar pessoas que estão mudando o mundo através dela. Essa é a premissa da série Liquid Science, que estreou na Netflix nessa semana.
A série é de 2017, sendo produzida entre o rapper e a RedBullTV. Foram 11 episódios que abordam a ciência como um todo. GZA visita inúmeras pessoas que estão mudando o mundo através da tecnologia em diferentes aspectos, como: Medicina, mudanças climáticas, inteligência artificial, realidade virtual, transporte e muito mais. Assista o trailer abaixo.
As conexões de GZA com a ciência sempre foram presentes em seus álbuns. Seu clássico Liquid Swords, fala pouco sobre o assunto, mas desde Beneath the Surface podemos notar o interesse do rapper por esses assuntos – ele já chegou a falar com Neil deGrasse Tyson para buscar inspirações.
Em 2016, quando a sonda Juno chegou a Júpiter, o rapper em parceria com Paul Ryder, lançou a música “The Spark” em comemoração ao feito. E já faz algum tempo que o rapper vem trabalhando no seu próximo disco Dark Matter (matéria escura), que irá abordar a astrofísica e outros assuntos misteriosos do universo.
Dark Matter ainda não foi lançado e também não tem previsão para isso, mas enquanto isso, podemos ouvir GZA falando sobre ciência em vários lugares, seja na Netflix ou em suas palestras.